segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Douro produziu 246 mil pipas de vinho este ano

 
O IVDP fez hoje, em comunicado, um balanço da vindima 2014, quer a nível da produção quer do trabalho de fiscalização que se intensificou nos meses de setembro e outubro.
 
De acordo com o instituto público, apesar das condições climáticas deste ano não terem favorecido a produção de vinho na Região Demarcada do Douro, afetando a produção com desavinho, míldio e oídio, a "quantidade final de produção foi mais elevada do que o expectável".
 
Nesta vindima foram produzidas 246.302 pipas de 550 litros, menos 11% do que em 2013 (275.717 total de pipas de 550 litros). De vinho do Porto foram produzidas 129.912 pipas de 550 litros e de vinho do Douro 79.940, sendo a restante produção de moscatel e regional duriense.
 
"Tendo em conta as condições verificadas, a região está genericamente satisfeita com a colheita de 2014. É importante sublinhar que a quantidade produzida garante a cobertura das necessidades da distribuição dos vinhos da Região do Douro para o próximo ano", afirmou o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.
 
A região espera "uma excelente qualidade para os vinhos produzidos com as uvas colhidas antes da precipitação", que caiu em setembro. Durante a época de vindima, uma equipe de 10 fiscais do instituto intensificou a fiscalização, desde o corte das uvas, ao transporte e entrada nos centros de vinificação para garantir a genuinidade dos vinhos da região.
 
De acordo com o balanço do organismo público, este ano foram fiscalizados 412 centros de vinificação, enquanto no ano passado foram 236. Em 2012 foram registados nove autos, em 2013 sete e este ano foram levantados quatro autos. Em 2014, as equipas de fiscalização percorreram cerca de 30 mil quilómetros na Região Demarcada do Douro e periferia, numa média de 220 quilómetros por dia por cada viatura.
 
A missão fundamental do IVDP, com sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo e garantir o controlo da qualidade e quantidade destes produtos.
 
Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário