terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Prosecco Costazzurra Brut

Eu e Fernanda tivemos um encontro entre amigos há alguns dias e degustamos alguns diferentes rótulos e destacarei alguns por aqui e o primeiro deles é o Prosecco Costazzurra Brut.
 
Prosecco é o típico espumante da região italiana do Vêneto rico em frescor e elegância. Destacam-se dentro do centro produtor de Prosecco no Vêneto a regiões de Conegliano e Valdobbiadene, no norte da Itália. Nessa região, 15 comunas, situadas na Província de Treviso, são os pólos de destaque na produção desse tipo de espumante. Em Conegliano, está instalada a Ca'Vendrami, responsável pela produção deste Prosecco Costazzurra Brut.
 
Conegliano se caracteriza por solos de origem sedimentar, calcária e argilosa nas colinas, e argiloso de média consistência ou também rochoso, nas planícies. É um local também de temperatura fria, sobretudo à noite, por ser uma região de terreno elevado. A boa insolação possibilita o amadurecimento das uvas de forma correta, nos prazos adequados.
 
O Costazzurra Brut é produzido pelo método Charmat, com segunda fermentação em autoclaves. Para ser qualificado como Brut, o exemplar conta com uma quantidade de açúcar residual, na sua composição, inferior a 15 gramas por litro, tornando-se moderadamente seco.
 
Na taça apresentou cor amarelo palha com boa formação de espuma e perlage fina e de boa persistência. No nariz aromas de frutas brancas (maçã verde e pêra) e flores brancas. Em boca um espumante de boa estrutura e boa cidez, o que lhe confrere grande frescor. Final de boca de média intensidade com a fruta aparecendo no retrogosto.
 
Esse vai muito bem com aperetivos e é mais uma boa opção para as festas de fim de ano e para nos ajudar a aplacar o calor.
 
Um fato interessante deste prosseco é sua imagem visual similar a usada no famoso champagne Veuve Clicquot... Garanto que uma olhadela rápida irá confundir muitos...


O Rótulo

Vinho: Costazzurra Brut
Tipo: Espumante
Castas: Prosecco
Safra: Não safrado
País: Itália
Região: Veneto
Produtor: Ca'Vendrami
Graduação: 11%
Onde comprar em Recife: Bar Chef
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 8º

Nenhum comentário:

Postar um comentário