sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dieta Mediterânea e taça de vinho revertem envelhecimento

Pesquisa publicada pelo “British Medical Journal” garante que a chamada dieta mediterrânea ajuda a reverter o processo de envelhecimento e evitar doenças mortais. Frutas, vegetais, nozes, legumes, azeite, além de um copo de vinho no jantar, precisam ser consumidos em conjunto para ter os efeitos de longevidade desejados.
 
 
Separados, os alimentos não tiveram resultados significativos, de acordo com a pesquisa. Ou seja, não adianta achar que, se beber o copo de vinho, já terá uma vida mais longa garantida com bases científicas.
 
De acordo com o relatório, a dieta mediterrânea diminui os danos aos cromossomos ligados ao envelhecimento. Os cromossomos são protegidos por telômeros, que funcionam de forma semelhante à proteção das pontas de plástico no final de cadarços, que os reguardam de desgastes. Mas, com o decorrer da vida, os telômeros diminuem em tamanho afetando de forma negativa a expectativa de vida e o risco do surgimento de doenças relacionadas com a idade.
 
Obesidade, tabagismo e bebidas açucaradas também são fatores de encurtamento dos telômeros. Mas, de acordo com o estudo, a dieta mediterrânea pode reverter o encurtamento, com as funções antioxidante e antiinflamatórias dos alimentos ingeridos em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário