segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Espumante brasuca para acompanhar o peru da ceia natalina #cbe

Esse mês o tema da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE coube ao Gustavo Kauffman do Blog Enoleigos, que sugeriu: "um espumante feito pelo método tradicional" e, com a proximidade das festividades de fim de ano a data da postagem foi antecipada para o dia 20 para que os leitores pudesse aproveitar as sugestões. Chego com minha sugestão de espumante com dois dias de atraso, mas ainda dá tempo de correr lá na loja e garantir uma ceia natalina cheia de borbulhas.
 
O espumante que escolhi foi o Viapiana 192 dias Brut Champenoise, um borbulhante produzido pelo método tradicional com 192 dias de contato com as leveduras, como sugere o nome do produto.
 
O 192 dias é produzido com um inusitado e pouco usual corte das castas Glera (Prosecco), Chardonnay e Viognier e faz parte da linha de produtos jovens da Viapina, feitos para serem consumidos em momentos descontraídos e alegres.
 
Na taça apresentou cor amarelo palha, boa formação de espuma e perlage fina, abundante, rápida e persistente. No nariz aromas de pão torrado, fermento, amêndoas e frutas e flores brancas. Em boca leve, fresco, agradável cremosidade e boa acidez. Paladar com repetição das notas olfativas, final de boca refrescante e boa persistência.
 
Espumante jovem, fresco, alegre, agradável e de excelente custo versus benefício. É uma ótima opção para acompanhar canapés, outras entradinhas e até o tradicional peru da sua ceia natalina. Se você este espumante para servir para sua família e amigos não vai arrepender-se. Eu e Fernanda harmonizamos com camarões empanados e deu super bem.
 
O Rótulo

Vinho: Viapinana 192 dias Brut
Tipo: Espumante
Castas: Glera, Chardonnay e Viognier
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Altos Montes, Flores da Cunha
Produtor: Viapiana
Enólogo: Elton Viapiana
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: Ingá Vinhos Finos
Preço médio: R$ 38,00
Temperatura de serviço: 6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário