sábado, 13 de dezembro de 2014

China pode ser o país da Carmenére

De acordo com Jean-Michel Boursiquot, especialista em variedades de uva, pode haver mais Carmenére plantada na China do que em qualquer outro lugar do mundo. O fato foi revelado na semana passada durante uma conferência em Santiago, no Chile. Boursiquot foi o descobridor da variedade no Chile na década de 1990. Antes disso, a Carmenére era dada como extinta. Segundo ele, existem na China cerca de 15000 hectares de Carmenére plantada ao longo de todo o seu território, o que representa 50% a mais do que o Chile.
 
O motivo da grande diferença entre os dois países se deve ao fato de que na China é muito plantada uma variedade chamada de Cabernet Gernischt, que é sinônima da Carmenére. Considerando que 8% de toda a área viticultora do país seja tomada pela Cabernet Gernischt, é possível afirmar que essas “possam representar 15000 hectares”, mas segundo Boursiquot sob essa mesma variedade é possível achar outras como a Cabernet Franc, Merlot e a própria Carmenére.
 
Uma profunda análise de DNA foi feita e foi constatado que a Cabernet Gernischt e a Carmenére têm exatamente a mesma composição de genes. Depois da China e do Chile, o terceiro país com mais Carmenére é a Itália, com cerca de 1.000 hectares plantados. Além desses, a Argentina conta com 56 hectares da variedade, 41 ha na França e apenas 23 ha nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário