terça-feira, 28 de outubro de 2014

Quinta da Alorna 2013

O sétimo e penultimo vinho degustado durante a formação em vinhos portugueses foi o Quinta da Alorna Branco 2013, um vinho produzido pela vinícola de mesmo nome e que tem mais de 280 anos de história.
 
Em 1723, D. Pedro de Almeida (1688 / 1756) comprou a Quinta de Vale de Nabais. Em meados do século XVIII, viria a ser nomeado Vice-Rei da Índia. Distinguindo-se por atos de bravura na tomada da praça forte de Alorna, o Rei de Portugal, D. João V concedeu-lhe o título de Marquês de Alorna. Regressado a Portugal, mudou o nome da sua quinta para Quinta da Alorna e plantou as primeiras vinhas.
 
Para os padrões portugueses, a Quinta da Alorna é uma grande herdade (fazenda) com os seus 2.800 hectares. As vinhas ocupam 220 hectares na Charneca, as florestas (sobreiros, eucaliptos e pinheiros bravos e mansos) 1.900 hectares e as culturas agroindustriais (milho, trigo, beterraba, ervilha e tomate) 360 hectares.
 
As instalações deste produtor são muito bonitas merecendo destaque a adega antiga cheia de história, a adega moderna bem equipada, o palácio da Quinta da Alorna inteiramente restaurado, a escola de equitação e uma vinha com finalidade pedagógica onde em apenas 0,5 hectare podemos observar 9 castas brancas e 18 tintas.
 
Quanto ao vinho trata-se de um corte das uvas Arinto e Fernão Pires que apresentou cor amarelo palha bem claro. No nariz aromas suaves e delicados de frutas brancas cítricas tais como pêra, lichia e abacaxi. Em boca mostrou alta acidez e frescor, com repetição da fruta seguido de notas de pão tostado. Final de boca longo e refrescante.

O Rótulo:

Vinho: Quinta da Alorna
Tipo: Branco
Castas: Arinto e Fernão Pires
Safra: 2013
País: Portugal
Região: Tejo
Produtor: Quinta da Alorna
Enólogo: Martta Reis Simões
Graduação: 13%
Onde comprar: ? (Importado pela Adega Alentejana)
Preço médio: ?
Temperatura de serviço: 8º
Preimações: Medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e no Concurso de Vinhos do Tejo

Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário