sábado, 18 de outubro de 2014

"Infanticícido" do Cunha Martins Reserva 2011

Quando abrimos a garrafa do Cunha Martins Reserva 2011 o Crítico de Vinhos Rui Falcão logo disparou: acabamos de cometer um "infanticídio", uma referência a que o vinho ainda é jovem e que vai melhorar e muito com os anos em garrafa.
 
O vinho é produzido pela Quinta do Cerrado, um dos produtores mais antigos da Região do Dão. Trata-se de uma empresa familiar fundada em 1942 e que atualmente é administrada pela terceira geração da família Cunha Martins. Os seus mais de 60 anos de atividade são verdadeiro atestado de qualidade dos seus vinhos.
 
Localizada próxima à pequena aldeia de Oliveirinha, município de Carregal do Sal, a Quinta do Cerrado está integrada na Rota dos Vinhos do Dão, sendo possível visitar a sua bem equipada adega, os lagares de granito, as bonitas vinhas com as castas tradicionais da região e a charmosa casa rural.
 
O Cunha Martins Reservas é laborado a partir das castas Touriga-Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen, foi vinificado com maceração prolongada, o que lhe confere estrutura e longevidade e envelheceu por 8 meses em barricas de carvalho português.
 
Visualmente o vinho apresentou cor vermelha rubi intensa e brilhante. No nariz trouxe aromas de frutas vermelhas, jasmim, chá, Caramelo, baunilha toques sutis de tostado. Em boca apresentou-se encorpado, com taninos potentes e alta acidez. Vinho ainda jovem, equilibrado e com final de boca longo.
 
Não encontrei o preço em nenhum site, mas o vinho já recebeu duas vezes a medalha de Boa Compra da Revista de Vinhos e é o segundo o site é vinho Reserva de menor preço comercializado pela Adega Alentejana.
 
O Rótulo:

Vinho: Cunha Martins Reserva DOC
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional 40%, Tinta Roriz 30%, Alfrocheiro 10% e Jaen 20%
Safra: 2011
País: Portugal
Região: Dão
Produtor: Quinta do Cerrado (Cunha Martins)
Enólogo: Célia Costa
Graduação: 13%
Onde comprar: ? (Importado pela Adega Alentejana)
Preço médio: ?
Temperatura de serviço: 18º

Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário