quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Antioxidante do vinho tinto ajuda a tratar a acne

 
O resveratrol, um antioxidante derivado das uvas e encontrado no vinho tinto, é capaz de inibir o crescimento da bactéria causadora da acne. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que revela que a combinação deste ingrediente com a medicação tradicional pode vir a traduzir-se no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
 
A investigação da Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA), nos EUA, acaba de ser dada a conhecer na revista científica Dermatology & Therapy e é a primeira a comprovar o benefício da utilização simultânea do resveratrol e do peróxido de benzoíla (oxidante usado, convencionalmente, para tratar a acne) contra a bactéria que causa a doença, a 'Propionibacterium acnes'.
 
Ao passo que o ingrediente do vinho tinto funciona através da interrupção da formação de radicais livres - que causam danos nos tecidos e nas células - o peróxido de benzoíla é um oxidante que funciona ao contrário, criando radicais livres que matam a bactéria que desencadeia a acne.
 
"Inicialmente, pensámos que, uma vez que as ações dos dois compostos são opostas, a combinação as anularia, mas não foi o que aconteceu", explica Emma Taylor, professora de medicina da UCLA e principal autora do estudo.
 
"Os resultados provam que combinar um antioxidante com um oxidante pode contribuir para sustentar a atividade de combate à bactéria durante mais tempo", acrescenta a investigadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário