sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Passa Tinto 2011

Os vinhos portugueses, sejam eles produzidos com castas pouco conhecidas ou com as mais conhecidas por aqui, são sempre um encanto, a diversidade de estilos é capaz de agradar desde os iniciantes no mundo do vinho até os consumidores mais experientes e exigentes.
 
O vinho Passa Tinto, produzido pela Quinta do Passadouro é um rótulo capaz de agradar os mais variados paladares pelo seu equilíbrio, seus aromas sem excessos e seus taninos macios.
 
A Quinta do Passadouro está situada em pleno vale do rio Pinhão perto da aldeia de Vale de Mendiz e sua origem remonta ao Séc XVIII, surgindo referenciada no célebre mapa do Douro elaborado pelo Barão de Forrester. Em 1991, Dieter Bohrmann, um empresário alemão apaixonado pelo Douro, decidiu comprá-la. Ele acreditava que com as uvas de alta qualidade do Douro, era possível não só produzir Vinho do Porto, mas também vinhos de mesa de gama alta. A sua idéia consistia em reservar alguns dos melhores lotes da produção com o objetivo de criar um vinho tinto de qualidade premium, como expressão máxima do que este terroir é capaz de oferecer.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi clara e brilhante, com lágrimas abundantes e lentas. No nariz aromas de ameixa e violeta são seguidos por notas tostadas, tudo muito integrado. Em boca mostrou taninos macios, certa untuosidade e boa acidez. Final de boca longo com a fruta aparecendo no retrogosto.
 
O Rótulo:

Vinho: Passa
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional - 40%, Touriga Franca - 45% e Tinta Roriz - 15%
Safra: 2011
País: Portugal
Região: Douro
Produtor: Quinta do Passadouro
Enólogo: Jorge Serôdio Borges
Graduação: 14%
Onde comprar: ? (Importado pela Adega Alentejana)
Preço médio: ?
Temperatura de serviço: 18º

Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Um comentário:

  1. Sou brasileiro e já tomei esse vinho, entretanto não estou conseguindo localizalo para comprar aqui no Brasil

    ResponderExcluir