quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Esporão Reserva Branco 2012

Esporão reserva branco, o clássico português com muita pegada e deliciosamente gastronômico, foi o último vinho do painel de degustação da Academia de Vinhos de Portugal, ministrada pelo crítico de vinhos Rui Falcão.
 
O vinho é produzido pela tradicional Herdade do Esporão, que possui nada mais nada menos que 550 ha de vinhas, o que lhe confere o título de detentora do maior vinhedo do país, resultado de uma década de investimentos do banqueiro e empresário José Roquette.
 
O projeto de  vinicultura é de responsabilidade de David Baverstock, um australiano com mais de vinte de anos de experiência em Portugal.

Para estampar as garrafas a Esporão desafia anualmente, desde a primeira colheita em 1985, um artista diferente, convidando-o para criar obras originais para ilustrar os rótulos dos seus vinhos ‘Private Selection’ e Reserva. Em 2012 a Empresa convidou o reconhecido designer de moda português, Felipe Oliveira Batista. Os rótulos desenhados pelo diretor criativo da Lacoste resultam da relação de paixão que há muito mantém com a planície alentejana e com a Herdade do Esporão. Os três rótulos que desenvolveu (Esporão Reserva Branco e Tinto e Esporão Private Selection Branco) foram inspirados nos valores do Esporão e em algumas das referências visuais da Herdade, como o sobreiro e a albufeira.

Visualmente o vinho apresentou uma linda cor amarelo dourado e brilhante, com lágrimas grossas e lentas. No nariz mostrou aromas intensos e complexos, destacando-se notas de frutas brancas e cítricas (tangerina), frutos secos (nozes e amêndoas), coco e tostado bem integrado ao conjunto. Em boca trouxe volume e leve sedosidade em equilíbrio com uma ótima acidez e grande frescor. Final de boca longo com notas levemente adocicadas, de pão fermentado e tostado aparecendo no retrogosto.
 
Um clássico português: gastronômico, excelente equilíbrio, qualidade e custo x benefício. Definitivamente um vinho que você não deve deixar de degustar.
 
 
O Rótulo:

Vinho: Esporão Reserva
Tipo: Branco
Castas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Sémillon
Safra: 2013
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Herdade do Esporão
Enólogo: David Baverstock
Graduação: 14%
Onde comprar: Casa dos Frios
Preço médio: 70,00
Temperatura de serviço: 8º - 10°


Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário