segunda-feira, 30 de junho de 2014

Salton Paradoxo, mais um bom merlot abaixo dos 30 pilas #winebar #salton

Um outro dia falei sobre o Salton Intenso Merlot, um varietal com a tinta que melhor se desenvolveu no Brasil, um excelente exemplar desta casta na faixa de preço. Hoje vou falar de outro bom vinho: Salton Paradoxo Merlot 2012, outro grande exemplo de como a Vinícola Salton tem conseguido extrair o máximo desta casta e trazer para o consumidor final vinhos com excelente custo versus benefício.
 
O vinho é produzido com uvas provenientes de vinhedos localizados na Campanha Gaúcha e é daí que vem o nome da linha Paradoxo que, segundo o enólogo Gregório Salton, há alguns anos se achava impossível ter qualidade de vinhedos nessas regiões. No belo rótulo do vinho podemos ler: quando o impossível se torna realidade, se converte em paradoxo.

Para este vinho os cachos das uvas são selecionados manualmente, permitindo a entrada somente de matéria-prima em perfeito estado. O vinho passou por um estágio de 6 meses em barricas de carvalho, 50% francês e 50% norte-americano e em seguida já na garrafa, permanece durante ao menos seis meses, envelhecendo nas caves da Vinícola antes de ir ao mercado.
 
Visualmente mostrou cor rubi intensa, com reflexos violáceos e boa formação de lágrimas. No nariz notas de frutas vermelhas maduras, de especiarias e balsâmicas bem integradas com os interessantes aromas provenientes da passagem por barricas de carvalho. Em boca taninos redondos e macios, boa e interessante acidez e em bom equilíbrio com o álcool. Repetiu as notas olfativas em boca  e mostrou um final de boca de média persistência com a fruta e a especiaria aparecendo no retrogosto.
 
Vinho com bom equilíbrio e um bom conjunto, uma ótima pedida para o dia a dia, que vai bem como aperetivou ou para acompanhar pratos leves (sem grande carga de tempero).
 
Levei o vinho para um encontro da Avec le Vin na casa dos amigos Juberlan e Rejane e desafiei-o com tapioca e cuscuz.
 
Confira no vídeo abaixo o que os Enólogos da Salton conversaram sobre o vinho com o Daniel Perches no último dia 16.
 

 
O Rótulo

Vinho: Salton Paradoxo
Tipo: Tinto
Castas: Merlot
Safra: 2012
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 13%
Onde comprar: Salton
Preço: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 16º

Nota:
Este vinho foi gentilmente enviado pela Vinícola Salton para degustação no Winebar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário