segunda-feira, 23 de junho de 2014

Regiões viníferas de Piemonte são tombadas pela Unesco

As colinas repletas de vinícolas de Langhe e Roero e Monferrato, na região do Piemonte, norte da Itália, foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
 
A decisão foi tomada pelo comitê da entidade, que está reunido em Doha, capital da Catar. Esse é o 50º local italiano a obter o reconhecimento, o que torna o país líder nesse quesito. Premiada por sua cultura ligada ao vinho e pelas belezas moldadas pela ação da natureza e do homem, essa área geográfica conseguiu algo que nem mesmo a renomada província francesa de Champagne alcançou.  
 
As uvas dessa zona piemontesa produzem vinhos e espumantes conhecidos e amados no mundo todo, como Barolo, Barbaresco e Asti. O solo de Langhe e Roero e Monferrato também é rico em trufas, espécie de cogumelo retirada da terra para temperar a gastronomia italiana.
 
A área tombada pela Unesco compreende 10.789 hectares, três províncias e 29 cidades. “As paisagens de Langhe e Roero e Monferrato são um excepcional testemunho vivo da tradição histórica do cultivo de videiras, dos processos de vinificação, de um contexto social e rural e de um tecido econômico baseado na cultura do vinho”, diz o documento divulgado pela organização para justificar sua decisão.
 
Fonte: Boa Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário