domingo, 8 de junho de 2014

Quinta da Bacalhoa Cabernet Sauvignon 2010

A população da região metropolitana do Recife viveram dias com clima de guerra no mês de maio em decorrência da greve da polícia no estado e tão logo o fim da paralisação foi anunciado a Avec le Vin resolveu fazer um encontro para comemorar.
 
Nos reunimos na casa dos confrades Pedro e Luciana e dentre os rótulos degustado destaco nesta postagem o Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon 2010, um rótulo que demonstrou com maestria todo o primor da casta.
 
Rótulo produzido pela vinícola de mesmo nome e que localizada na Península de Setúbal. A imponente e bela Quinta da Bacalhôa foi erguida na primeira metade do século XV. No final do século seguinte, a quinta passou a pertencer por herança a Dona Maria Mendonça Albuquerque.
 
Ao casar-se com D. Jerónimo Manuel, conhecido pela alcunha de “bacalhau”, Dona Maria viu sua herança passar a ser designada “bacalhôa” com o mesmo sarcasmo que era dirigido ao marido.
 
Mais tarde, quando adquirida pelo Comendador José Berardo, a propriedade teria seu nome adotado pelo que é hoje um dos maiores e mais inovadores grupos produtores de vinhos do seu país, a Bacalhôa Vinhos de Portugal.
 
Possui vinhedos e adegas nas mais importantes regiões de Portugal: Alentejo, Península de Setúbal (Azeitão), Lisboa, Bairrada, Dão e Porto. E agrega à sua operação a experiência e reputação do Grupo Lafitte Rothschild, com quem tem parceria.
 
Na taça o vinho apresentou cor rubi intenso com lagrimas finas e abundantes. No nariz aromas intensos de fruta vermelha como amoras, morango e cereja, seguido de aromas de pimenta preta, café, chocolate amargo e elegante tostado. Em boca mostrou bom corpo com taninos macios,  elegantes e em equilíbrio com a acidez e o álcool. Repetiu as notas olfativas e apresentou um final de boca longo com a fruta, a pimenta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Bela noite entre amigos e vinho excelente, pronto pra beber, mas também pode ser guardado por mais alguns anos. Acompanha bem uma carne grelhada ou queijos amarelos, contudo esse eu bebo tranquilamente sem harmonizar com nenhum alimento.
 
O Rótulo

Vinho: Quinta da Bacalhôa
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon (90%) e Merlot (10%)
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Península de Setúbal
Produtor: Quinta da Bacalhoa
Graduação: 14,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 130,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário