segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TOP 5, Number 3 - Pizzato Concentus 2008

A família Pizzato chegou ao Brasil na década de 1880, após o estabelecimento e a subsistência, o amor e dedicação em trabalhar com uvas e vinhos falou mais alto. Assim, o cultivo de parreirais em maior extensão foi levado adiante.
 
Quanto aos vinhos, eram elaborados a partir da uva Bonarda (uma espécie de Barbera) trazida da Itália pelos imigrantes. Durante algum tempo, chegaram a ser comercializados para o hospital da cidade, indicado pelo médico Dr. Valter Galassi como auxiliar no tratamento da febre tifóide. Porém, a maior quantidade da bebida era vendida para a Vinícola Brasileira, localizada onde encontra-se atualmente a Vinícola Aurora.
 
As atividades do imigrante Antonio foram continuadas por um de seus filhos - Giovanni - que, além da ocupação principal relacionada aos vinhedos continuou produzindo vinho, mas apenas para consumo da família. A maior parte da produção de uvas passou a ser comercializada para vinícolas da região da Serra Gaúcha.
 
Seguindo o caminho do ‘Nono Giovanni’, o patriarca da família proprietária da PIZZATO Vinhas e Vinhos, o Sr. Plínio Pizzato, sempre um apaixonado pela vitivinicultura, vem produzindo uvas desde a adolescência. Inicialmente a produção se dava em conjunto com o pai, na propriedade localizada em Monte Belo do Sul; a partir do final da década de 1960, na atual propriedade localizada no Vale dos Vinhedos.
 
Também manteve a tradição iniciada pelo Sr. Giovanni de produzir, com uma pequena parcela das uvas, vinhos para consumo próprio, vendendo a maior parte da produção de uvas para vinícolas da região.
 
Em 1998, o antigo sonho do Sr. Plínio e Família – o de produzir vinhos finos para a comercialização – torna-se realidade a partir de um projeto conjunto com os filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo (in memoriam). Naquele ano a Vinícola Pizzato é constituída juridicamente e materialmente a partir de investimentos familiares.

Os rótulos da Pizzato foram uma grata surpresa durante o Circuito Brasileiro de Degustação, infelizmente não tive a oportunidade de degustar o DNA99, o top da vinícola, porém degustei o Concentus 2008, vinho este que figura na terceira posição do TOP 5 dentre os vinhos degustados no Circuito.
 
Concentus, do latim, significa harmonia, concerto, acordo, consenso. Personifica a arte enológica de
se mesclar diferentes varietais com o objetivo de elaborar um vinho harmônico, resultado da soma das qualidades de cada um dos componentes: as variedades de uva Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon.
 
O vinho passa por fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada. O amadurecimento foi realizado em tanques de aço inoxidável, 6 meses em barris de carvalho (50 % em barris de carvalho francês novo e 50 % em barris de carvalho americano) e período engarrafado.
 
Visualmente apresentou cor rubi itensa com halo violáceo e lágrimas grossas e lentas. No nariz um bouquet muito intenso, com um ataque inicial de frutas vermelhas (cereja, jabuticaba), notas terrosas e um leve toque de especiarias e menta. Em boca mostrou-se encorpado, com taninos finos e elegantes, boa acidez e álcool na medida. Final de boca de boa intensidade e com notas de café e chocolate amargo aparecendo no retrogosto. Vinho muito elegante, equilibrado e com potencial gastronômico.
 
 

O Rótulo

Vinho: Concentus
Tipo: Tinto
Castas: Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Pizzato
Graduação: 13%
Onde comprar: Costi Bebidas
Preço médio: R$ 60,00
Temperatura de serviço: 10º

Nenhum comentário:

Postar um comentário