domingo, 1 de setembro de 2013

Harmonizando um tinto do velho mundo com churrasco #CBE

Chegamos mais uma vez a nossa tradicional postagem do dia primeiro, a qual é destinada ao vinho escolhido dentro do tema da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE. O tema do mês foi escolhido pelo confrade Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, que fazendo uma analogia com mês dos pais, escolheu um tema em homenagem a seu pai - gaúcho e amante de churrasco-  nos perguntando:  "Qual vinho do Velho Mundo você abriria com um bom Churrasco"?
 
Eu vou logo dizendo que não sou gaúcho, mas sou um amante do churrasco e sempre que posso estou fazendo um com a família e/ou amigos, então pense o sacrifício que foi realizar essa harmonização.
 
A minha escolha foi o Assobio 2010, um rótulo produzido pela Quinta dos Murças, tradicional Bodega portuguesa, que foi adquirida pelo Grupo Esporão em 2008.
 
Herdade do Esporão - Centro histórico.
A primeira referência escrita à Quinta dos Murças data de 1770, embora se saiba que a quinta já existia, mas com outra designação desde 1714, à época pertencia a António Cardoso de Vasconcelos. Presume-se que o nome Quinta dos Murças tenha sido atribuído em referência ao fidalgo da casa real Miguel Carlos Cardoso de Sousa de Morais Colmeeiro Teles e Távora, capitão-mor da vila de Murça e proprietário das Murças desde 1756.
 
Apesar das inúmeras referências à qualidade e excelência dos vinhos da Quinta dos Murças, a verdade é que as vinhas foram sendo continuamente negligenciadas e a quinta transacionada de família em família e de sociedade em sociedade até que, em 1943, Manuel Pinto de Azevedo assumiu a administração da quinta, comprometendo-se na reabilitação do patrimônio e na replantação das vinhas.
  
 
Sob a direção empenhada do agrônomo José de Freitas Sampaio, a Quinta dos Murças foi totalmente transfigurada, recebendo em 1955 a primeira vinha ao alto plantada no Douro, bem como o primeiro sistema de autovinificação alguma vez utilizado na região, para além de novos armazéns de estágio e de uma nova adega.
 
Esta colheita já foi produzida na nova adega, cuja reestruturação começou em 2010 com a recuperação da adega dos lagares e cave de barricas, e concluída em 2011 com a construção de uma nova adega destinada à produção do Assobio. De momento, existe capacidade de fermentação para 250 toneladas com possibilidade de chegar a 750 toneladas. Foram instalados 8 depósitos troncocónicos, de pequena capacidade para responder ao desafio da multiplicidade de microclimas, exposições, solos que a Quinta dos Murças oferece, e assim se poder adaptar a condução da vinificação a cada vinha.
 
O Assobio 2010, feito predominantemente com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca de vinhas com 15 anos de idade, é fruto da terceira vindima do Esporão na Quinta dos Murças, sob a orientação dos enólogos David Baverstock, Luis Patrão e Michael Wren. Parte do lote (20%) estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês e americano. Foi engarrafado em Dezembro de 2011.
 
A cada safra uma imagem da Quinta dos Murças é estampada no rótulo do Assobio. Em 2010 o talento do fotógrafo José Manuel Rodrigues sucede ao de Duarte Belo, para enriquecer o rótulo desta colheita com uma fotografia original da Quinta dos Murças. José Manuel Rodrigues descreve este seu trabalho como o “encontro com a natureza e o vinho”, numa união entre os dois elementos.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi brilhante e halo ligeiramente violáceo, com lágrimas grossas e lentas. No nariz, um ataque intenso de frutas vermelhas (morango, cereja e framboesa), café, menta e tostado. Em boca combinou elegância com corpo e estrutura, bom equilibrio entre a tríade: taninos, acidez e álcool. Um vinho muito bem feito, fácil de gostar e beber. Boa frescura, que aliada a fruta são a marca do rótulo. Final de boca seco e de boa intensidade, o empurrando para a mesa.

Harmonizamos com uma bela picanha, preparada meio as pressas pelo amigo Juberlan, não por culpa sua, mas deste que vos escreve que chegou com a peça quando todos subiam pelas paredes de fome. Também testamos com uma costela suína ao molho de barbecue.

No final podemos dizer sem sombra de dúvida que este tinto de excelente custo versus benefício do Douro atingiu o propósito e que ele, juntamente com a carne e o papo entre amigos fez a bincadeira da CBE ficar ainda mais legal. Agradeço aos amigos Juberlan e Rejane que, gentilmente, mais uma vez abriram a porta de sua casa e se "sacrificaram" junto comigo e Fernanda, risos.

Saúde e até o próximo vinho da CBE!

O Rótulo

Vinho: Assobio
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional; Tinta Roriz; e Touriga Franca.
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Douro
Produtor: Quinta dos Murças - Herdade do Esporão
Enólogos: David Baverstock; Luis Patrão; e Michael Wren
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16º
Estimativa de guarda: 7 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário