terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sete pecados com vinho

revista argentina Maleva recentemente publicou um artigo de Santiago Eneas Casanello que convida alguns sommeliers a comentar alguns “pecados” feitos com vinho e que, segundo eles, são permitidos dependendo da ocasião.
 
No entanto, antes de começar a elencar os “pecados”, o artigo faz uma ressalva: não pense que está presenciando uma genialidade quando lhe observam colocando cubos de gelo em um vinho de colheita premiada. Tenha bom senso!
 
O autor do artigo, adverte: De preferência, não tentem fazer isso em casa e acreditem, são pecados e a chance de “dar certo”, é baixa. Na dúvida, beba apenas o vinho na taça correta, na temperatura certa e pronto!
 
Confira a seguir a polêmica lista de pecados e veja se você concorda ou não com o que defendem os profissionais argentinos.
 
1. Vinho com refrigerante
 
Segundo o sommelier Aldo Graziani, muita gente ainda toma vinho com refrigerante. Para ele, fazer com um vinho de qualidade é um crime, mas, com vinhos de mesa, não tem problema e podem ser bebidos para refrescar.
 
2. Clericó
 
Aldo Graziani é um defensor dessa bebida, uma mistura de salada de frutas com vinho, tinto ou branco. “Basta escolher bem a fruta e o vinho”, garante o sommelier.
 
3. Vinho tinto quente
 
Vinho quente ou quentão, o vinho esquentado e condimentado com canela, cravo, noz moscada e açúcar, é famoso nas festas juninas. Segundo a sommelier Paz Levinson, deve-se usar vinhos frutados sem muita madeira na receita.
 
4. Vinho com gelo em copo de vidro
 
É sabido que tudo o que se adiciona ao vinho altera seu equilíbrio, mas a sommelier Agustina de Alba acredita que não há mal algum em colocar umas pedrinhas de gelo em um vinho em copo de vidro, como fazia seu avô.
 
5. Vinho com Coca-Cola
 
Aldo Graziani e Agustina de Alba não veem nada contra isso (junto com vinhos baratos, obviamente). “É um pecado, mas não é um pecado capital”, diz Agustina. “É uma alternativa para o verão”, propõe Graziani.
 
6. Esfriar o vinho 5 segundo com um cubo de gelo
 
A sommelier María Mendizabal diz que, quando o vinho não está na temperatura ideal, mergulha uma pedra de gelo por 5 segundos na bebida para resfriá-la. “É um pecado capital, mas para mim é válido”, diz.
 
7. Misturar vinhos diferentes e fazer seu próprio blend
 
“Se tem cinco vinhos abertos e vê que um tem algo que o outro não, pode-se misturar na sua taça e dar um resultado bom”, acredita María Mendizabal, que diz fazer isso depois de degustações.
 
Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário