sábado, 14 de setembro de 2013

Cem vinhos chilenos em uma garrafa

Existe o cabernet sauvignon perfeito? Cem vinhedos chilenos se uniram para elaborar um vinho que se aproxime da excelência ou que, pelo menos, mostre o melhor dessa tradicional cepa no Chile.

O resultado é o vinho 100 Barricas de Chile (100 Tonéis do Chile, em tradução livre), um caldo formado com a mistura de uma centena de cabernet sauvignon colhidos em 2011 em sete vales diferentes, desde o alto Vale do Limarí, na entrada do deserto, até o frio Vale do Maule, na zona centro-sul.

Mais de dois anos depois do início do projeto e com um longo trabalho enológico, o vinho foi lançado à venda na semana passada.

Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers, a empresa que liderou a iniciativa, explicou em entrevista à Agência Efe que foram produzidas 24 mil garrafas, um número relativamente pequeno, porque se deu prioridade à qualidade e ao monopólio.

O preço de cada garrafa encosta nos US$ 100, e 95% da produção será exportada para promover os vinhos do Chile.

O ideólogo do projeto e os prestigiados vinhedos que elaboraram o produto tinham claro seu objetivo. "Queríamos mostrar um novo estilo representativo do cabernet sauvignon chileno, além do que já é conhecido", explicou Prieto.

O resultado, para ele, cumpre as expectativas e não deixará ninguém indiferente.

"É um vinho equilibrado, frutífero, com boa acidez e menos taninos. É muito gastronômico e tem uma marca muito chilena, mas de um Chile moderno, não tão clássico", destacou.

"É um cabernet sauvignon chileno de alta gama da colheita de 2011, que foi seca e fria, condições extraordinárias para essa cepa", acrescentou o enólogo Marcelo Retamal, do vinhedo De Martino, que também participou do projeto.

O processo foi longo e trabalhoso devido à magnitude da iniciativa e à meticulosidade com que participaram quase uma centena de enólogos. Para começar, Prieto criou um diretório de sete prestigiados enólogos para que traçassem as diretrizes gerais e o conceito do vinho.

Começou então um percurso pelos diferentes vales, onde cada vinhedo apresentou duas ou três amostras de vinhos sem misturar nem engarrafar, que foram escolhidas pelo comitê e os enólogos de cada lugar.

Os especialistas começaram a combinar os tintos de um mesmo vale. Deste processo saíram 22 pré-mesclas, separadas por origem geográfica. Depois começaram a combinar estas misturas, para ver como se combinavam os caldos dos diferentes vales.

Saíram cinco alternativas e, após algumas degustações e um minucioso processo de seleção, se reduziu a três fórmulas do vinho final.

Em agosto do ano passado, cerca de 50 especialistas se reuniram para realizar a última degustação e escolher qual era o vinho que melhor se ajustava a gêneses do projeto.

O último passo foi colher um tonel de cada vinho selecionado e misturar os cem caldos em um tanque da Vinha Tarapacá. Após um mês no tanque, a edição especial foi engarrafada em setembro de 2012.

"Insistí muito em conseguir um equilíbrio, sem excesso de madeira. E saiu um vinho muito bom de tomar; duas e três pessoas podem tomar uma garrafa sem problemas", comentou Marcelo Retamal, que integrou o reduzido comitê de especialistas que desenhou o estilo do vinho.


Além da qualidade do produto final, Retamal considera que 100 Barricas de Chile mostrará a outros países produtores de vinho e aos consumidores que a indústria vinícola chilena é capaz de se unir e trabalhar em projetos inovadores e criativos.

Com este produto no mercado, Rafael Prieto, da Top Winemakers, já tem engatilhado seu próximo projeto cooperativo. No final do mês engarrafará um novo carménère elaborado com uma seleção dos 50 melhores vinhos chilenos da cepa.


O vinho será lançado em 2014, coincidindo com o 20º aniversário do redescobrimento da variedade carménère no Chile.
 
Por: Gérard Costumar

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo Colombo,

    O vinho está a venda no Chile. Para tentar comprar contacte o idealizador do projeto através do e-mail: rafael@topwinemakers.cl e caso tenha sucesso na compra volte aqui para nos contar.

    Saúde!

    ResponderExcluir