sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Paulo Laureano Premium Tinto 2009

Os vinhos da Paulo Laureano Vinus estão sem sombra de dúvida entre os meus prediletos provenientes de Portugal. Vinhos que exaltam as castas portuguesas e que trazem ao consumidor muita potencia e equilíbrio.
 
O primeiro rótulo do produtor que degustei foi o tinto clássico (relembre), o rótulo de entrada, mas que assim como os demais mostra-se muito bem elaborado. Também foi deste produtor o vinho que escolhi para a minha primeira participação na CBE, o Reserve Branco 2010: primoroso. Em abril deste ano tive a oportunidade de degustar com o próprio Paulo Laureano outros rótulos no Passeio Enológico por Portugal.
 
O Paulo Laureano Premium 2009  é um corte de três tradicionais castas portuguesas: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet, teve 6 meses passagem por barricas de carvalho e está disponível em embalagens que vão de 375ml a 3000 ml.
 
O vinho apresentou uma cor rubi intensa e brilhante, halo rubi translucido e lágrimas grossas e lentas. Seu bouquet mostrou-se intenso e amadeirado em um primeiro instante, remotando para a necessidade de aeração, após cerca de 15 minutos os aromas começaram a abrir e mostraram a fruta negra madura, chocolate amargo, menta e tostado. Em boca mostrou-se bem estruturado, com taninos potentes e em bom equilíbrio com acidez e álcool. A fruta e o tostado aparecem novamente em boca. Corpo médio-longo com a fruta aparecendo final de boca. O rótulo ainda com potencial para mais uns 3 anos na garrafa
 
Harmonizou perfeitamente com um pernil de cordeiro.
 
O Rótulo

Vinho: Paulo Laureano Premium
Tipo: Tinto
Casta: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Paulo Laureano Vinus
Enólogo: Paulo Laureano
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16 - 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário