sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Como remover manchas de vinhos de tecidos

Por Khátia Martins

Saber como tirar manchas de vinho de tecidos é um conhecimento necessário, principalmente em época de fim de ano, quando as chances de você ou um amigo, sem querer, derramar vinho na sua roupa ou na toalha de mesa triplicam.
 
Uma maneira eficaz de diminuir os riscos de incidentes desse tipo e até mesmo o desperdício é utilizar o corta-gotas. Um acessório simples que ajuda a servir o vinho com praticidade e elegância.
 
Mas ainda assim, imprevistos acontecem e podem acabar com a sua festa. Para evitar que isso ocorra preparei uma seleção de dicas simples e práticas para ajudar a tirar as manchas sem deixar nenhuma marca no tecido.
 
Vale destacar que para a limpeza ser um sucesso é importante agir com rapidez e, de preferência, antes da bebida secar. Confira!
 
Leite
 
Mergulhe a roupa em uma panela com leite e ferva a mistura. Após ferver, deixe-a de molho até que a mancha suma. Antes de tentar remover a marca, o ideal é colocar um pouco de leite em alguma área, pouco visível, do tecido. Se manchar ou desbotar tente outro método.
 
Vinho Branco
 
Ao derramar vinho tinto no tecido, use vinho branco na mancha. O ideal é retirar o excesso do líquido com guardanapo e esfregar o vinho branco por cima. Se puder, em seguida, lave a peça com água e sabão, contudo, caso não possa fazer isso no momento, retire o excesso de vinho branco com o guardanapo, enquanto a mancha some.
 
 
 
 
Limão e Sal
 
Neste método, assim que o vinho for derramado, coloque bastante sal e suco de limão na marca. Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de trinta minutos à uma hora, até que a mancha seja completamente retirada. Depois esfregue e lave com água e sabão. Se a roupa for branca, coloque no sol para secar, porém, se for colorida deixe em algum local na sombra. Quando terminar é importante lavar bem as mãos para evitar manchar a pele.
 
 
 
 
Gelo
 
Outro método de retirada de manchas de vinho, porém, bem mais simples, é o gelo. Passe-o no local imediatamente, ele irá evitar que o tecido absorva o vinho tinto e crie uma marca horrível.
 
Pronto! Com essas dicas simples você poderá utilizar o que estiver disponível no momento para minimizar o constrangimento e aproveitar a festa numa boa.
 
Fonte: Wine.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário