sábado, 1 de dezembro de 2012

Casa Valduga Raízes Premium Cabernet Franc #CBE

Chegamos a mais uma edição da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, a de número 75 e é a décima primeira vez que o Vinhos de Minha Vida participa. O tema do mês foi escolhido pelo confrade Deco Rossi do blog EnoDeco que mandou: "Cabernet Franc do novo mundo até R$ 150,00".
 
A busca pelo vinho da CBE é sempre um desafio, um garimpo como dizem alguns e este mês não seria diferente, pois não se encontram varietais Cabernet Franc em qualquer lugar. Após ir a duas lojas findei por encontrar o meu exemplar: Raízes Premium, produzido na campanha gaucha pela Casa Valduga.
 
No final do século 19, a família Valduga chegou ao Brasil, vinda da cidade de Rovereto, na Itália, em 1875, e logo cultivaram os primeiros parreirais em meio ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Após três gerações a vinícola é comandada pelos irmãos Irielso, Juarez e João Valduga, que continuam a transmitir a paixão pelo vinho a seus descendentes.
 
O nome do vinho representa um pouco da história da família e também a história viva da região, no contra rótulo encontramos o texto: "De terras distantes ao sul, encravada entre solos argentino, uruguaio e antigo solo paraguaio, após muita luta e bravura, hoje solo brasileiro. Região histórica, território palco das Missões Jesuíticas e da Guerra do Paraguai, atualmente abriga vinhedos em excelência, proporcionando uvas de plena maturação na qual se elabora vinhos potentes e de grande amplitude aromática".
 
O Casa Valduga Raízes Premium Cabernet Franc mostou-se atraente desde o rótulo, que é simples, mas muito harmônico. Visualmente o vinho mostrou rubi intensa com tons violáceos, brilhante e com lágrimas em boa quantidade e que escorreram lentamente pelas paredes da taça. No nariz muito intenso com aromas de fruta vermelha madura, toques de especiarias (pimenta e cravo) e leve tostado. Em boca mostrou bom corpo, com taninos macios e boa acidez, final de boca médio longo repetindo a fruta e a pimenta no retrogosto.
 
O vinho é bem agradável e tem um bom custo benefício, algo não muito fácil de encontrarmos por aqui, uma vez que os vinhos nacionais que encontramos usualmente em nossa cidade possuem um valor bem elevado.
 
Eu e Fernanda harmonizamos primeiramente com um antepasto simples: pão italiano com azeite e geleia de amora também produzida pela Casa Valduga e depois passamos para um medalhão de filé mignon e batatas e molho de queijos.
 
O Rótulo

Vinho: Raízes Premium
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Franc
Safra: 2010
País: Brail
Região: Campanha
Produtor: Casa Valduga
Graduação: 13,5%
Onde comprar: DLP
Preço médio: R$ 38,00
Temperatura de serviço: 16 - 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário