quarta-feira, 1 de junho de 2016

Melhor livro de enoturismo do mundo é português

A gala dos Gourmand World Cookbook Awards – Wines and Drinks 2016 acaba de eleger o Guia de Enoturismo de Portugal - O Que Provar, O Que Visitar como o "Melhor Livro de Enoturismo do Mundo". Em segundo lugar ficou o Barcelona Wine (Espanha) e o Wine Trails (Reino Unido).
 
Estes prêmios são considerados os Oscars dos livros de gastronomia (comida e bebida, em papel ou digitais) e programas de televisão. A cerimônia de 2016 decorreu na China, nos dias 28 e 29 de maio, e contemplou 89 categorias. A organização recebeu candidaturas de 205 países.
 
A autora deste guia de enoturismo, lançado em Portugal em 2014, é Maria João Almeida, há muitos anos jornalista especializada na área dos vinhos.
 
O livro enumera os principais hotéis, quintas e restaurantes onde o vinho assume um papel primordial. Um trabalho extenso, fruto de dezenas de viagens de norte a sul do país. Está dividido em 12 regiões (do Minho, Douro e Bairrada à Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Madeira).

Uma das vertentes mais apreciadas neste tipo de livros é o grafismo. No caso do Guia do Enoturismo de Portugal, a direção de arte é de Nuno Assis.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário