A 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve 163 produtos inscritos por dez vinícolas. O período de inscrições e coleta de amostras ocorreu entre 11 e 20 de setembro junto às empresas participantes. Elas inscreveram amostras em treze categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. São produtos já disponíveis ao mercado consumidor, ou seja, engarrafados, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, que aceita amostras também a granel, em virtude do objetivo de se destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
O número de amostras inscritas, que ficou próximo ao registrado na última edição do concurso, apresenta-se em torno de 35% superior à primeira edição do concurso, realizada em 2006. Para o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini, a participação, mais uma vez, é satisfatória. “Há várias edições, o concurso registra um número alto de amostras, a tendência é que se mantenha nesse patamar, que representa ao final dos trabalhos cerca de 50 premiações concedidas aos produtos farroupilhenses”, salienta.A Análise Sensorial, para avaliação dos produtos, ocorre na próxima semana, no período de 1 a 3 de outubro, das 9h às 12h, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O trabalho será desempenhado por grupo com cerca de 30 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Serão premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria. A revelação dos vencedores ocorre no dia 23 de novembro, em jantar-baile, no clube Santa Rita.
A promoção da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Fonte: Sabores do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário