sábado, 19 de outubro de 2013

Barton & Guestier Passeport Côtes-du-Rhône 2011

Já degustei vários rótulos deste tradicional produtor francês, mas este, que é produzido na região do Rhône, foi sem sombra de dúvida, um dos melhores, senão o melhor desta vinícola que já tive a oportunidade de degustar. Na taça: potência e elegância a um excelente custo versus benefício.

O Vale do Rhône é a região vinícola mais antiga da França. O rio que lhe empresta o nome nasce nos Alpes suíços, atravessa o centro da França e encontra o mar Mediterrâneo na cidade de Marselha. Ao longo dos seus quase 200 km de extensão (de norte a sul) diferentes tipos de solos e estilos de vinhos podem ser encontrados. Devido a essa diversidade, costuma-se dividir o vale em duas partes: Norte (Setentrional) e Sul (Meridional).

A principal uva tinta dessa região é a Syrah. Ela origina vinhos de cor intensa, robustos e de longa guarda. Os aromas mais marcantes são de: Framboesa, Violeta, Pimenta e Couro. Podemos dizer que a grande maioria de seus vinhos tem um caráter "masculino".

Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi intensa e profunda, lágrimas densas e lentas. No nariz um bouquet muito rico e intenso, com notas de cereja, groselha, especiarias e tabaco. Em boca mostrou-se concentrado e bem estruturada, com taninos potentes, porém já domados - macios. Final de boca equilibrado mostrando um bom equilíbrio e repetindo a especiaria e a fruta.

Degustei com Fernanda e harmonizamos como uma boa pizza de costela suína prensada e queijo gruyère, dando um bom casamento.


O Rótulo

Vinho: Barton & Gustier Côtes-du-Rhone
Tipo: Tinto
Castas: Syrah e Grenache
Safra: 2011
País: França
Região: Côtes-du-Rhône
Produtor: Barton & Gustier
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 36,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário