segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Borboletas de penitenciária ajudam indústria do vinho de Washington

Os “domadores de borboletas”, um grupo de presos que criam borboletas monarca na penitenciária estadual de Washington, nos Estados Unidos, vão colaborar com a indústria do vinho do estado. Eles fazem parte de um projeto de pesquisa da Washington State University e sua borboletas terão a tarefa de ajudar os produtores de vinho a contar ácaros e insetos das folhas para fornecer informações atualizadas sobre as pragas e seus predadores.
 
"Esta é uma iniciativa relativamente nova", disse David James, professor de entomologia que esteve envolvido com o programa desde o início. Os presos foram treinados neste verão para reconhecer, identificar e enumerar todos os artrópodes em folhas de uva, incluindo aranhas e os ácaros, que são de particular interesse para os produtores.
 
Segundo ele, uma pesquisa detalhada sobre os ácaros de videira foi feita em 2001-2002, mas "muita coisa pode acontecer em 10 anos ou mais, especialmente na indústria da uva em rápida expansão Washington". “O problema com ácaros é que eles são muito pequenos e, para fazer um levantamento, você precisa coletar um monte de folhas e passar muitas horas olhando para o microscópio, e contando”, diz.
 
Até o momento, o trabalho dos presos encontrou pequenas populações de aranha e ácaros, em um número saudável, e uma diversidade de insetos predadores, que mantêm as populações de ácaros sob controle.
 
“Embora a pesquisa ainda esteja em estágio inicial, os sinais são bons. Estamos criando conhecimentos entomológicos valiosos que irão beneficiar indústria da uva de Washington”, aponta James.
 
O próximo passo será começar a criação de borboletas nativas menores e mais delicadas, como parte de um projeto de integração de plantas nativas e polinizadoras nos vinhedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário