quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Fantástico e Especial Burmester Tawny 20 Anos #CBE

Chegamos a 71ª edição da CBE com mais um tema muito criativo, o qual foi sugerido pelo confrade Gustavo Kauffman do blog Enoleigos, que nos instigou a buscar no fundo de nossas mais agradáveis memórias dizendo:

"Neste mês eu gostaria de diversificar e trazer a tona variáveis tão ou mais importantes que o vinho em si! Falemos de nossa lembrança, pessoas, lugares e momentos. O tema deste mês é falar de um vinho que tenha marcado muito você! Férias inesquecíveis, o nascimento de um filho, bodas, casamento, não importa, descreva, degustando novamente ou não, suas percepções sobre o vinho degustado neste momento tão especial!"

A cada mês os temas tem sido cada vez mais criativos e desafiadores e esse não foi diferente. Muitos vinhos que degustei foram especiais, mas resolvi escolher um que faz parte da história do blog, então escolhi um vinho que degustei durante uma das comemorações do primeiro aniversário do Vinhos de Minha Vida.

A minha escolha para a CBE de agosto de 2012 foi o Burmester Tawny 20 anos e ele foi degustado em 26 de abril de 2012, durante o Passeio Enológico por Portugal e no exato dia em que o blog completou um ano.

Na ocasião da degustação o exemplar mostrou uma bela cor alaranjada com nuances acastanhadas, lágrimas abundantes, finas e rápidas. No nariz divinamente intenso, com aromas de frutas secas, predominando amendoas e castanha o Pará; um toque floral de almíscar e também nuances de couro e tostado, formando um conjunto elegante, forte e quente. Em boca repetiu os frutos secos associados a notas de mel, caramelo e baunilha, dando um adocicado agradável e saboroso. Apresenta um final de boca intenso, volumoso e longo.

Simplesmente o melhor porto já degustado, com um conjunto (garrafa, caixa, cor, aromas e sabor) extremamente harmonioso. Degustei dentro de um pacote de uma evento, mas para quem aprecia vinhos do porto esse aí vale cada centavo.

O Rótulo

Vinho: Burmester Tawny 20 Anos
Tipo: Porto
Castas: Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca
Safra: Não Safrado
País: Portugal
Região: Douro
Produtor: Burmester
Enólogo: Francisco Gonçalvez
Graduação: 20%
Onde compra: Super Adega Express; Bacco´s
Preço Médio: R$ 175,00 - R$ 230,00
Temperatura de serviço: 12 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário