terça-feira, 21 de agosto de 2012

Malhadinha Branco 2009

Escolhi um rótulo, que estava há uns meses na adega, para o almoço especial de dia dos pais: o Malhadinha Branco 2009, o qual teve a missão de harmonizar com uma tilápia ao molho de camarão e com um belo ensopado de sururu, dois maravilhosos pratos e que estavam simplesmente divinos.

O vinho é produzido pela Herdade da Malhadinha Nova e é fruto da paixão dos atuais proprietários, uma típica Herdade Alentejana situada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo.

O Rótulo é simples e mostra toda a pureza de uma criança. Ele foi desenhado por Matilde, que é a segunda menina da nova geração da família (masceu em 2001); a ideia de pedir-lhe para desenhar o rótulo foi a de transmitir aos enófilos o caráter distinto e intenso do vinho, fruto de toda paixão e empenho que é dedicado a sua elaboração. Deste rótulo e safra foram produzidas apenas 8266 garrafas.

Na taça o vinho mostrou uma bela cor amarela dourada, com lágrimas lentas. No nariz mostrou muita elegância, com notas florais e de fruta seca (amendoas e damasco) e ainda um delicado e muito integrado aroma de tostado, proveniente do estágio de 8 meses em barricas de carvalho francês. Em boca mostrou-se estruturado, volumoso e intenso, com repetição do floral e da fruta e ainda, notas minerais e também de fermentação; nuances de tostado fecham o vinho e dão um final de boca agradável, prolongado e persistente.

A harmonização ficou perfeita, não só bela beleza dos pratos e do vinho, como também pelo grande potencial gastronômico do rótulo.

O vinho foi uma indicação do Sommelier do RM Express Helton, que disse: por esse preço você não deve deixar de levar. Valeu cada centavo.

O Rótulo
Vinho: Mlhadinha
Tipo: Branco
Castas: Arinto 50%, Viognier 35%, Chardonnay 15%
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Herdade da Malhadinha Nova
Enólogos: Luis Duarte e Rui Lopes
Graduação: 14%
Onde compra: RM Express
Preço Médio: R$ 180,00 na Wine.com (por este paguei R$ 61,00)
Temperatura de serviço: 10 graus
Pontuação: Recebeu 16,5/20 da Wine

Nenhum comentário:

Postar um comentário