sábado, 25 de agosto de 2012

Sol de Andes Cabernet Sauvignon 2008

Esse foi um segundo rótulo degustado na passagem por Natal há 8 dias, também no restaurante Camarões, mas antes que se assustem foi degustado apenas como aperitivo.
 
O Sol de Andes é um vinho chileno produzido pela vinícola de mesmo nome do rótulo e que possui vinhedos nas regiões do Maule e Colchagua. A filosofia da vinícola está pautada na elaboração de vinhos modernos e com boa relação de preço x qualidade.
 
Degustar um vinho chinelo com 4 anos de idade e na categoria bom custo x benefício é sempre um risco, mas que resolvi enfrentar.
 
O rótulo não é dos mais belos e com certeza não está entre os mais feios, mas possui uma boa integração com o nome do vinho o que nem sempre podemos ver.
 
Visualmente mostrou uma cor rubi com um halo atijolado, mostrando sua evolução; boa formação de lágrimas que escorrem pela taça de forma lenta. No nariz mostrou fruta  vermelha madura e um adocicado que lembrou vinhos suaves, o que incomodou, mas que diminuiu um pouco após deixá-lo respirar por 5 minutos e com o passar do tempo. Em boca mostrou-se outro vinho, totalmente distinto do observado na análise olfativa, repetiu a fruta só que em menor intensidade e esta apareceu associada a notas sutis de chocolate e pimenta; taninos macios e sem muita adstringência, tornando um vinho fácil de beber aos iniciantes no mundo do vinho. Vinho de médio corpo e uma persistência mediana. Apesar dos 4 anos de vida ainda em forma e bem equilibrado, mas não passará disso.

O Rótulo

Vinho: Sol de Andes
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
País: Chile
Região: Vale Central (Maule)
Produtor: Sol de Andes
Graduação: 14%
Onde comprar: Lojas Virtuais
Preço Médio: R$ 32,00 (R$ 50,00 no Camarões)
Temperatura de serviço: 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário