terça-feira, 28 de agosto de 2012

Obikwa Pinotage 2010

A Pinotage é uma variedade de uva tinta sul-africana, ela é resultado de um cruzamento proposital entre as uvas Pinot Noir e Hermitage (que hoje é conhecida como Cinsaut), daí deriva seu nome. Essa uva foi criada na África do Sul em 1925 por Abraham Perold, o primeiro professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch. Ele tentava combinar as melhores qualidades da robusta Hermitage com a nobre Pinot Noir, mas que é tão difícil de ser cultivada. Perold plantou quatro sementes do resultado de sua experiência no seu próprio jardim, e acabou por esquecê-las. Algum tempo depois, com o jardim já descuidado e cheio de ervas daninhas, uma equipe de jardineiros foi deslocada para cuidar dele, quando descobriram aquela nova variedade de videira, que foi retirada de lá e enviada para análise na universidade.
 
Após a confirmação da nova variedade, o melhor exemplar foi escolhido para ser propagado, tendo sido batizado de Pinotage. Seu primeiro vinho foi feito em 1941 em Elsenburg, com as primeiras plantações comerciais feitas em Myrtle Grove, próxima à montanha de Sir Lowry. O reconhecimento mundial da uva aconteceu em 1959 quando um vinho Bellevue feito a partir da Pinotage, ganhou uma competição nacional em 1959. Esse vinho foi o primeiro a mencionar a uva Pinotage no seu rótulo, e esse reconhecimento deu origem a uma grande onda de plantações da Pinotage por toda a região da Cidade do Cabo.
 
O Obikwa é possivelmente o vinho sul africano mais vendido no Brasil e também o deve ser assim nos outros paeses para onde é comercializado, para se ter uma idéia do quanto comercial a vinícola produz em torna de 7 milhões de garrafas por ano.
 
O Obikwa Pinotage 2010 foi degustado na casa do amigo Juberlan e foi o primeiro vinho com a varietal Pinotage degustado pelos presentes (Eu, Juberlan, Pedro, Fernanda e Luciana).
 
Na análise o vinho mostrou uma cor rubi vermelha e brilhante, com lágrimas lentas. No nariz mostrou a fruta escura e um leve adocicado. Em boca repetiu a fruta e somada a ela leves toques apimentados e de tostado; seus taninos são macios e bem equilibrados com a acidez e o álcool; corpo mediano e retrogosto com a presença da fruta deixando o final agradável. Um vinho simples, feito para ser degustado ainda jovem; bom custo versus benefício e bom para o dia a dia.
 


O Rótulo
 

Vinho: Obikwa
Tipo: Tinto
Castas: Pinotage
Safra: 2010
País: África do Sul
Região: Stellenbosh
Produtor: Distell Limited
Graduação: 13%
Onde comprar: RM Express
Preço Médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário