quarta-feira, 9 de maio de 2012

Casal Garcia Vinho Verde Branco 2010

Na véspera do feriado de primeiro de maio fomos, eu e Fernanda, nos deliciar de uma Paella na casa dos amigos Juberlan e Rejane, que nos prometiam o prato há uns 2 anos. Enfim saiu... Risos. Valeu a espera.
 
Também estava presente o casal Wilton e Roberta. A Roberta infelizmente ou felizmente terminou por apresentar alguns problemas de vocabulário após utilizar os óculos do Juberlan, o que nos rendeu boas risadas.
 
A Paella preparada pela Rejane ficou simplesmente divina, exceto pelos anéis de lula, que preferi deixá-los no prato da Fernanda, afinal de contas anel para mim só os que uso em meus dedos... Risos. Brincadeiras a parte o prato é um primor em sabores, os quais são conferidos principalmente pelo camarão, pelo marisco e pelo curry (tempero a base de cravo-da-índia, gengibre, cardamomo, mostarda, pimenta vermelha e açafrão).
 
Para harmonizar escolhemos o Casal Garcia Vinho Verde Branco 2010. Um vinho clássico e tradicional, que é produzido desde 1939 pela Avelada Vinhos S/A. Avelada é um nome com várias gerações na produção de vinhos. Os primeiros registos de venda de vinho engarrafado pela vinícola datam de 1870, pela mão de Manuel Pedro Guedes (1837-1899), conhecido pela sua forte vocação empreendedora e considerado o fundador do negócio tal como o conhecemos hoje.
 
O vinho apresentou uma cor amarelo palha, com leve toque esverdeado em taça, mas que parece ter uma cor verde mais evidente ainda em garrafa devido à cor desta. Visualmente ainda observamos pequena efervescência (pequenas agulhas) que surge devido o gás carbônico e dá um belo visual na taça. A presença de gás também fica evidente pela expansão apresentada pela rolha após a abertura da garrafa. Seus aromas são discretos, mas muito agradáveis e lembram flores e frutos brancos. Em boca mostra-se refrescante e com uma leveza muito agradável em decorrência da efervescência, aproximando-se um pouco da sensação observada nos espumantes. Vinho fácil de beber, bom para o dia a dia, que pode ser bebido como aperitivo ou como acompanhamento de pratos leves, sem falar no seu ótimo custo versus benefício. No quesito harmonização deixou a desejar pela característica mais forte do prato, mas nada de desabonasse a beleza de ambos.
 
Findo o jantar e o vinho, após alguns goles a Roberta olha pra mim e diz tu é "baritono", eis que surge um grande silêncio, então ela vai e tenta corrigir, ahhhh não, "baritono" é de café e a interrogação que estava só na face passa a ser no corpo interiro de todos alí... Juberlan diz: baritono é um registro vocal masculino, mostrando que aprendeu a lição com sua esposa que é musicista e depois emenda, o especialista em café é barista e finda dizendo, acho que você quis dizer enólogo, mas na realidade ele é enófilo... Gargalhadas rompem o silêncioooooo.
 
Alguns instantes depois, Juberlan referindo-se a sua saciedade diz: agora deu um banzo, então surge a voz de Roberta dizendo, quem toca isso, então antes mesmo que se falasse que o que ela estava pensando era banjo e não banzo todos gargalhavam e então ela surge com a desculpa, fiquei assim depois que usei os óculos de Juberlan... Moral da hitória: infelicidade nas palavras após uns poucos goles por um  pode ser felicidade de quem escuta estas palavras... Risos.
 
Brincadeiras a parte, ótima noite, ótima paella, bom vinho, boas companhias, boas conversas e boas risadas...
 
O Rótulo
 
Vinho: Casal Garcia
Tipo: Branco
Castas: Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Vinho Verde
Produtor: Avelada Vinhos S/A
Graduação: 10%
Onde comprar: Pescadeiro
Preço médio: R$ 28,00
Temperatura de serviço: 12 graus

2 comentários:

  1. O vinho certamente alegrou a alma de todos e confundiu as mentes... hahaha.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Agostinho Lopes, um vinho muito alegre mesmo e ficará marcado, como bem você mencionou, como um vinho que confunde a mente... Risos.

    Abraço.

    ResponderExcluir