quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bairros de Maceió são homenageados e dão nomes a vinhos

Os bairros do Jaraguá e Farol, a Lagoa Mundaú e o Opara ganharam sabores, foram engarrafados e conservados em barris de uma vinícola de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
 
Quem conseguiu a proeza foi um restaurante da capital alagoana, o Bistrô Fernandes, que lançou recentemente uma marca de vinhos e deu aos vinhos nomes de bairros de Maceió.
 
Os vinhos Farol, Jaraguá, Opara e Mundaú foram envasados em garrafas de 750 ml e serão comercializados no próprio Bistrô. Segundo o proprietário, Jânio Fernandes, a escolha da vinícola Torcello passou por um longo processo de análise. “Visitamos diversos lugares, mas foi a produção artesanal e de excelência da vinícola Torcello, que nos conquistou”, afirmou.  O enófilo Rogério Carlos Valduga, dono da vinícola, esteve em Maceió para o lançamento.
 
“Fazer brilhar todo o potencial natural, bem como sua história, cultura, religiosidade aqui deixada pelos nossos antepassados, nos motiva a criar e reinventar cada vinho, sendo muito mais que um trabalho, mas sim um estado de espírito”, garantiu Valduga.
 
Os vinhos
 
Produzido por vinhedos plantados em condução de espaldeira e com uvas selecionadas, macerado por 15 dias com temperatura controlada de 25ºC, o vinho Farol, da uva Tannat, é uma homenagem ao bairro em que está localizado o Bistrô.  Amadurecido por seis meses em barril de carvalho americano e envelhecido em caves, é um vinho para guarda. Harmoniza com carnes silvestres e carnes mais gordurosas, pratos condimentados e queijos picantes.
 
O vinho Jaraguá é um Assemblage,  onde a união de 40% da uva Merlot, 30% de Tannat e 30% de Cabernet Sauvignon resultou num vinho de paladar equilibrado, leve e macio. Um vinho para guarda, capaz de suportar vários anos de envelhecimento.
 
Já o refrescante vinho moscatel espumante, Opara, é ideal para acompanhar frutas, especialmente morangos frescos, mousse de maracujá, sorvetes, queijos e amêndoas frescas. Tem aromas característicos da uva moscato, de paladar leve, apresentando uma agradável doçura, a qual é harmonizada com acidez natural das uvas que o tornam refrescante. Opara, na língua indígena, significa “rio-mar” e faz uma homenagem ao Rio São Francisco.
 
O vinho Mundaú é um vinho branco e espumante de alta qualidade. Seus aromas são suaves e harmoniosos, que remetem a frutas brancas, com notas amanteigadas. Harmoniza com frutos do mar, queijos, saladas, carnes brancas, massas e frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário