quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quais os vinhos mais adequados para o verão?

Com a proximidade do verão, é normal que os termômetros já comecem a se aquecer. Com isso, os aparelhos de fondue e chás quentes deixam de ocupar as partes mais baixas dos armários para darem espaço para alimentos e bebidas mais refrescantes, ideais para os dias em que você deseja sair da rotina e relaxar.
 
 
Porém, um dos queridinhos no inverno, pode ser mantido durante a estação mais quente do ano. Os vinhos, em suas mais diferentes uvas e tipos, podem acompanhar a magia e a energia dos meses de verão. Seja na praia, almoços perto da piscina ou em jantares ao ar livre, todos esses programas típicos do final e começo de ano no Brasil podem ficar ainda melhores se você escolher o melhor vinho.
 
Vinho tinto pode?
 
Para um verdadeiro apaixonado pela bebida, o vinho tinto pode ser degustado em qualquer estação. Realmente, ele é muito apropriado para acompanhar carnes vermelhas e queijos mais fortes – no caso do vinho do Porto, até mesmo uma sobremesa pode ficar melhor. Mas para harmonizar ainda melhor com o tempo, o ideal é escolher os tintos mais leves.
 
Uvas como a Pinot Noir, Cabernet Franc e a Gamay naturalmente produzem vinhos mais palatáveis, mais adequados para essa temporada. Mas também é possível escolher os vinhos jovens e Noveau Style, pois eles levam menos tempo de maturação e possuem um gosto mais leve.
 
Vinho rosé ou branco
 
Uma outra alternativa para a época são os vinhos rosé ou branco. O rosé, elaborado com uvas tintas, lembram o sabor dos vinhos mais escuros ao mesmo tempo que possuem leves taninos. Eles também combinam bem com pratos potentes, como uma paella de frutos do mar ou algo mais intenso, com alho, por exemplo. Além disso, sua cor já remete ao “por do sol”, oferecendo um ótimo visual para o jantar ou happy hour.
 
Os vinhos brancos podem ser produzidos com uvas claras ou uvas tintas sem passarem por maceração com as cascas. São leves e vívidos, podendo possuir sabores e aromas de frutas cítricas e flores, com bastante acidez e frescor natural. Os vinhos brancos tranquilos, ou seja, aqueles que não têm gás carbônico, são ainda mais adequados para o verão. Entre eles estão o Chardonnay, com ou sem passagem na madeira, o Pinot Blanc, o Viognier e o Sauvignon Blanc.
 
Nessa modalidade de “vinhos claros”, pode-se entrar também os vinhos verdes – servidos melhores quando gelados.
 
Espumantes
 
Ainda mais populares para esse período, os espumantes são os vinhos perfeitos para todos os momentos. Os espumantes brut são uma excelente opção para acompanhar aperitivos à beira de uma piscina, no campo ou na praia. Há também os proseccos, os espumantes que são elaborados a partir da uva prosecco, que são bastante refrescantes e agradam aos gostos mais delicados.
 
Fonte: Jornal Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário