terça-feira, 17 de novembro de 2015

O fácil e descomplicado Tenuta La Meridiana Barbera D´Asti DOCG Vitis 2011

A seleção do Pack Clube de novembro foi composta por dois tintos italianos e hoje irei falar sobre o Tenuta La Meridiana Barbera D´Asti DOCG Vitis, tinto produzido com a tradicional casta da região italiana de Piemonte, que é utilizada na fabricação dos vinhos como o Barbera d’Alba e Barbera d’Asti.
 
Durante décadas a Barbera foi usada para produzir vinhos grosseiros, sem nenhuma sofisticação. A partir da década de 80 o cultivo e tratamento da uva passou a receber maiores cuidados, o que revelou seu potencial para produzir vinhos de alta qualidade.
 
Desde então, passaram a cultivá-la em terrenos melhores e perceberam que o vinho produzido apresentava o sabor de frutas vermelhas. Isso mostra que mesmo as variedades reconhecidas como menos nobres, podem se revelar importantes se forem tratadas adequadamente.
 
O vinho é produzido pela Tenuta La Meridiana, a partir de castas proveninetes de vinhedos localizados nas Colinas de Monferrato, considerado um dos Melhores Terroirs para plantio da Clássica uva Barbera.
 
Na taça apresentou cor rubi clara com reflexos alaranjados e média formação de lágrimas.
 
No nariz mostrou aromas adocicados com destaque para fruta vermelha madura, baunilha e sutil nota de tostado.
 
Em boca um vinho de corpo leve - médio, com taninos finos e adocicados, acidez mediana e repetição da fruta vermelha madura. Final de boca adocicado e de média persistência.
 
Trata-se de um vinho meio seco. No conjunto mostrou-se leve, fácil e descomplicado. Não é meu estilo de vinho, mas com certeza vai agradar muitos, sobretudo os iniciantes no mundo do vinho e os que preferem vinhos com pouca carga tânica.
 
Tentamos harmonização com uma pizza de lombo canadense com catupiri, mas a pizza ficou acima.
 
O Rótulo

Vinho: Tenuta La Meridiana D´Asti DOCG Vitis
Tipo: Tinto
Castas: Barbera
Safra: 2011
País: Itália
Região: Montegrosso D´Asti, Piemonte
Produtor: Tenuta La Meridiana
Graduação: 13%
Onde comprar: Wine in Pack
Preço médio: R$ 100,00
Temperatura de serviço: 16°

Nota:

Este vinho é importado pela Wine in Pack, primeira loja de vinhos a comercializar seus produtos exclusivamente em packs, mas este foi enviado para avaliação juntamente com o Santa Cristina Chianti DOCG Superiori. Ambos compõe a seleção do mês do Pack Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário