terça-feira, 15 de outubro de 2013

Um californiano de excelente custo x benefício

Sempre que vou a uma loja de vinhos fico passeando pelos corredores em busca de rótulos de países que passam pouco pelo blog ou que ainda não passaram, sempre na expectativa de encontrar um vinho com bom preço e que tenha boas referências.
 
Há alguns meses encontrei o Delicato Cabernet Sauvignon, um californiano produzido pela vinícola de mesmo nome. Os vinhos americanos com esta casta sempre me chamam atenção pelo equilíbrio e, mesmo quando ainda jovens, sem potência exagerada.
 
A Delicato Family Vineyards é uma das maiores produtoras do Estado da Califórnia. É uma vinícola familiar e muito hospitaleira, localizada ao longo da movimentada autoestrada Interstate 5, de onde se pode avistar o complexo em forma de barril.

Incrustada no sul do condado de Monterey, uma região com solos vulcânicos e baixa retenção de água. Invernos frios e verões quentes, mas com temperaturas amenas durante a noite. Tudo isso propicia um amadurecimento lento das uvas.
 
A propriedade possui 12.640 hectares, com mais de 5500 hectares plantados para 21 diferentes variedades de uvas, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah / Shiraz, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Barbera, Gewürztraminer, Riesling Branco, lagrein e Valdiguié, para citar apenas algumas.
 
Visualmente apresentou cor rubi escuro, brilhante, com halo levemente púrpura e boa formação de lágrimas. No nariz aromas de frutas como amoras e ameixas maduras, notas de café, baunilha e tostado. Em boca taninos redondos e elegantes, acidez em boa intensidade e álcool na medida certa. Repetição da fruta e boa integração com o tostado da madeira. Final de boca de boa intensidade com notas frutadas e especiadas aparecendo no retrogosto.
 
Harmonizou muito bem com carne de sol, mas poderia tranquilamente ser degustado como aperitivo. Mostrou-se um vinho de excelente custo versus benefício, bom para o dia a dia.


O Rótulo

Vinho: Delicato
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2010
País: Estados Unidos
Região: Californiano
Produtor:  Delicato Family Vineyards
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 16º

2 comentários:

  1. Ainda preciso me desapegar dos portugueses... Não preconceito quanto aos outros... É paladar mesmo (ou não... rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Precisas libetar-se desse paradgma, risos!

    Cheers!

    ResponderExcluir