sábado, 19 de outubro de 2013

Rótulos induzem consumidores a comprar e pagar mais por vinhos

Há alguns meses a Fabiana Gonçalves, do Escrivinhos, propôs um tema bem diferente para a Confraria Brasileira de Enoblogs: "abra um vinho sobre o qual você não tem muitas referências, mas que 'foi com a cara' dele pelo seu visual". Você já fez isso? Saiba que não está só e que existe algo por trás disto lhe influenciando. Segundo David Schuemann, há técnicas para fazer com que o vinho aparente ser mais caro e sofisticado, adicionar tons dourados é uma delas. Ou seja, muitas vezes, quando compramos pelo visual, estaremos comprando gato por lebre.
 

Livro de David Schuemann
Você compra um pelo rótulo? Você pagaria mais por um rótulo mais bem trabalhado? O design lhe influencia? Segundo o designer David Schuemann, da empresa CF Napa Brand Design, o rótulo pode “enganar” o consumidor e levá-lo a comprar um determinado vinho ou acreditar que ele vale mais do que outro, por exemplo.
 
“Um rótulo bem cuidado por nos faz o consumidor pensar que uma garrafa é muito mais cara do que realmente é”, diz Schuemann em seu livro 99 Bottles of Wine, onde mostra os segredos por trás da produção dos rótulos que ativam nosso subconsciente.
 
“Sempre fazemos um vinho parecer US$ 10 mais caro do que é. Então ele parece ter um melhor custo-benefício. Adicionamos laminas de ouro ao rótulo ou uma estampa dourada. Colocamos textura”, afirma ele sobre as técnicas para dar essa sensação de maior valia ao vinho.
 
Segundo ele, em geral, as pessoas associam designs minimalistas com safras melhores e sabores sofisticados. “Rótulos mais caros tendem a ter uma cor creme ou branca no fundo com um logo simples. Talvez um toque de ouro ou metal”, aponta.
 
Porém, para enófilos menos sofisticados, a garrafa precisa se sobressair na prateleira. “Fazemos rótulos mais coloridos e gritantes para vinhos abaixo de US$ 10. Eles são mais extravagantes de uma forma mais inteligente. E ainda colocamos um tampo dourado para mostrar a qualidade”, revela.
 
Nenhum aspecto da garrafa é deixado de lado, mesmo a lâmina de revestimento do gargalo. Em vinhos baratos, as cores ajudam os iniciantes a saber quais sabores esperar. “Tampões vermelhos indicam cerejas, verdes ou amarelos querem dizer manteiga ou sabores tropicais”, afirma.
 
E o rótulo também pode enganar seu paladar. “Fazemos pesquisas em que colocamos o mesmo vinho em diferentes garrafas e quanto mais as pessoas gostam do rótulos, mais gostam do vinho”, conta.

2 comentários:

  1. Tem um vinho português que o rótulo lembra um mosaico (pena que esqueci o nome dele) eu o comprei (não é tão bom assim -mas é baratinho +/- R$ 25,00) por causa exclusiva do rótulo. Tem um outro (também não lembro o nome) que vem com uma 'rede' dourada (este é bem mais caro - por isso nunca comprei) mas também me chama a atenção.

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  2. Amigo,

    Está ficando velho ou o vinho que tomaste não é tão assimo, como você mesmo falou, pois do contrário lembrarias o nome.

    Esse da rede é o espanhol Marques de Riscal Reserva, produzido pela vinícola de mesmo nome e que possui em suas dependências um hotel com uma arquitetura moderna e chamatima, no mínimo inusitda... Confira no link abaixo e pesquise por imagens no google.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=b3pFPR6-d8U

    Abraço.

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