quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Chateau de la Haute Libarde Côtes de Bourge 2001

Não é todo dia que podemos degustar um vinho com mais de 10 anos de idade e quando temos esta oportunidade devemos aproveitá-las ao máximo, bebendo cada gole lentamente. Esta oportunidade nos foi dada pelo Eli há alguns dias.

O Chateau de la Haute Libarde é um vinho da região de Côtes de Bourg, que  é uma Appellation d'origine contrôlée (AOC) para vinho Bordeaux, situada ao redor da pequena cidade de Bourg-sur-Gironde perto de Bordéus , França.

Historiadores datam os primeiros vinhedos da região como sendo do século 2 dC, quando os ocupantes romanos plantaram a primeira "Vitis Biturica", onde para eles a combinação de solo rico, clima e exposição das correntes da margem leste eram ideais para o cultivo da uva. Atualmente os Côtes de Bourg são caracterizados pela diversidade e riqueza de seus solos.

O vinho mostrou uma bela cor rubi alaranjada/atijolada, a qual remota para sua evolução em garrafa. No nariz ainda muito vivo, com aromas de fruta vermelha em compota, café, caramelo e leves toques de especiarias e balsâmico. Em boca mostrou toda elegância de um Bordeuax, com taninos sedosos e uma acidez ainda viva; repetiu as notas da fruta e das especiarias; final de boca de boa intensidade com o balsâmico aparecendo no retrogosto.

O Rótulo

Vinho: Chateu de la Haute Libarde
Tipo: Tinto
Castas: Merlot 80%, Cabernet Sauvignon 10%, Cabernet Franc 5% e Malbec 5%
Safra: 2001
País: França
Região: Bordeaux (Côtes de Bourge)
Produtor: Haute Libarde
Graduação: 13%
Onde comprar: Possivelmente não é importado para o Brasil
Preço médio: Adquirido na França (presenteado ao amigo Eli)
Temperatura de serviço: 16º
Premiações: Medalha de Prata no Concurso de Grandes Vinhos da França em 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário