sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aqui nasceu o Rosé - Domaine de Pontfract 2011 #CBE

No início do ano, alguns dias após completar meu primeiro ano de vida como membro da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, recebi um honroso presente: o de mandar o tema de janeiro, referente a edição de número 77 da única confraria virtual do Brasil.
 
Alguns diferentes temas passaram pela minha mente e então, como por um lampejo, lembrei-me de que havia visto um vinho rosé de cor delicada, elegante e atraente, fui pesquisar e vi que tais vinhos eram provenientes da região francesa da Provence, a qual é considerada o berço do vinho rosé.
 
Aliando o calor quase insuportável que tem feito aqui em Recife a história por trás destes vinhos, sugeri o tema: "As temperaturas deste verão estão escaldantes então vamos nos refrescar a beira da piscina, de um lago, na praia, no conforto do lar... degustando um autêntico vinho Rosé da Provence".
 
Antes de falar do vinho que escolhi permitam-me trazer algumas linhas sobre a história dos vinhos da Provence.
 
Aqui nasceu o Rosé
 
Há 26 séculos, os gregos de Phocea, que fundaram Marselha, trouxeram a Provence a cultura da videira e do vinho. Naquela época o vinho era de cor clara e essa tradição se aprimorou até os dias de hoje. Desta forma, a Provence é considerada o mais antigo vinhedo francês e o rosé o mais antigo vinho do mundo.
 
Terra generosa e de contrastes, luminosa e acolhedora, a Provence abriga um mundo vinícola que possui a marca do seu terroir e que faz um vinho à sua imagem.

Aque são produzidos rosés luminosos e vivos, às vezes maliciosos e turbulentos, brancos elegantes e saborosos, tintos calorosos e potentes.

As castas usulamente utilizadas nos vinhos da região são: tintos e rosés: Syrah, Grenache, Mourvèdre, Cinsault, Tibouren, Carignan. Brancos : Rolle, Sémillon, Clairette, Ugni Blanc.
 
As regiões são subdivididas em: Cotês de Provence, Coteaux d´Aix-en-Provence e Coteaux Varois en Provence; o meu rótulo é da primeira região, sobre a qual trancrevo mais algumas linhas.
 
AOC Côtes de Provence
 
A área de produção da denominação AOC Côtes de Provence se estende de Aix-en-Provence até Nice, sobre 3 departamentos: o Var, o Bouches du Rhône e um enclave nos Alpes Marítimos, sendo 84 municípios em 20.500 hectares.
 
 
Geologia

O terroir da denominação Côtes de Provence tem uma geologia complexa, já que apresenta desde solos calcários (Norte e Leste), cristalinos (Sul e Oeste) e vulcânicos ao extremo leste sobre o terroir de Fréjus. O clima é globalmente mediterrâneo, mas as diferenças em função do relevo e da influência do mar são importantes.

Um mosaico de “terroirs”

Devido a grande variedade do terroir, não existe apenas um, mas sim muitos tipos de Côtes de Provence, tendo cada um sua personalidade geológica e climática. O reconhecimento dos diferentes “terroirs” é, portanto uma etapa decisiva em direção a um refinamento da qualidade.
 
Cinco grandes zonas naturais constituem a denominação e dentro delas são delimitadas três denominações de terroir: Saint-Victoire, Fréjus e La Londe.
 
O vinho que escolhi é o Domaine de Pontfract, produzido pelo Les Vins Bréban em uma propriedade que está com a família há 3 séculos, localizado há poucos km de Brignoles. O vinhedo de 20 ha está localizado num terroir calcário muito ensolorado.

Vinho de sangria e de vinificação moderna com o controle permanente da temperatura. As vindimas são mecânicas e a produção média anual é de 100.000 garrafas.
 
O vinho podia ser tranquilamente degustado como um aperitivo, mas eu preferi harmonizar com uma Paella, um prato simples de fazer e que caiu bem com o refrescante e gastronômico Domaine de Pontfract 2011. Degustei o vinho no conforto do meu lar em uma almoço em família no último domingo, mas cairia perfeitamente em um dos outros locais que sugeri no tema.
 
Sem mais delongas, passemos a análise degustativa do vinho!
 
Visualmente muito delicado, com uma bela garrafa com inscrições em alto relevo. Vinho de cor salmão bem clara. No nariz mostrou um bouquet intenso, com notas de frutas vermelhas (morango e cereja) e também frutos brancos maduros (pêra e pêssego), seguido de toques de damasco e especiarias. Em boca repetiu a fruta vermelha e mostrou também notas especiadas muito interessantes, com elegantes e delicadas notas de fermento. Final de boca de boa intensidade, refrescante e agradável.
 
O Rótulo

Vinho: Domaine de Pontfract
Tipo: Rosé
Castas: Grenache 60%, Cinsault 30% e Carignan 10%
Safra: 2011
País: França
Região: AOC Côtes de Provence
Produtor: Les Vins Bréban S.A.
Graduação: 13%
Onde comprar: Lacomex
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 8º
Premiações: Médaille d’Or Concurso Geral de Paris em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário