sexta-feira, 1 de junho de 2012

Boccantino Montepulciano d'Abruzzo 2010 #CBE

Eis mais uma edição da Confraria Brasileira de Enoblogs: a sexagésima nona e a quinta da história do blog Vinhos de Minha Vida. O tema do mês foi escolhido pelo confrade Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos, que sugeriu: "Montepulciano d'Abruzzo de qualquer faixa de preço".

Montepulciano é uma uva tinta da família da Vitis vinífera, a partir da qual é fabricado o vinho Montepulciano d'Abruzzo. É a segunda uva tinta mais cultivada na Itália, ficando atrás apenas da Sangiovese. A uva Montepulciano, de origem toscana, produz vinhos encorpados e com boa presença de taninos.

Mesmo sendo a segunda uva tinta mais cultivada na Itália eu só encontrei 4 diferentes rótulos com a variedade na cidade onde resido: Recife, tendo visitado 5 diferentes estabelecimentos. Em 3 deles apenas um rótulo estava disponível, sendo que em dois destes três o rótulo era o mesmo e não me chamou a atenção, no terceiro com apenas um rótulo o valor do mesmo estava fora da minha realidade. no quarto estabelecimento nenhum rótulo disponível e por fim no quinto dois rótulos estavam disponíveis, um que não está na minha realidade e o outro que é o escolhido para a degustação o Boccantino Montepulciano d'Abruzzo.

O vinho mostrou uma cor púrpura brilhante, com certa transparência e lágrimas finas. No nariz mostrou notas discretas de frutas negras maduras, com um toque adocicado. Em boca mostrou -se leve, com taninos macios, acidez quase imperceptível e um final de boca de média persistência marcado por um frutado e adocicado que não agradaram. Apesar dos 12,5% de álcool o vinho mostrou-se bastante quente, fazendo-me transpirar desde a primeira taça.  O vinho comportou-se melhor a uma temperatura um pouco mais baixa que a usual para os tintos, entre 12 e 15 graus. Acompanhou bem, mas sem muito destaque, uma massa caseira com molho de tomate e uma maminha feita no forno.

Desculpem-me os amantes dos italianos, mas os que tenho degustado não têm me agradado muito, não sei se as minhas escolhas não foram as melhores e mais criteriosas, mas isto é um fato. Quem epuder e sintir-se a vontade pode passar nos comentários e indicar rótulos italianos com um bom custo versus benefício.

O Rótulo

Vinho: Boccantino
Tipo: Tinto
Castas: Montepulciano e Sangiovese
Safra: 2010
País: Itália
Região: Abruzzo
Produtor: Cantina Boccantino (Schenk Itália SPA)
Graduação: 12,5%
Onde Comprar: Pescadeiro
Preço Médio: R$ 30,00
Temperatura de Serviço: 12-15 graus

2 comentários:

  1. Olá Ewerton!

    Parece que a nota doce é uma constante nos Montepulciano D'Abruzzo de entrada! O meu exemplar também não agradou muito, mas pelo preço... Dá para passar. Uma dica de Italiano custo x benefíco é o Chianti Bellosguardo. Está na faixa de R$ 40,00 no Pescadero. Um dos poucos que penso valer o que se paga! O custo dos italianos é o grande problema no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maykel e Anna,

    Tenho percebido isso nos exemplares da Itália que degustei, exceto pelo Cesari Chianti Principe, o qual também é bem em conta.

    Valeu pela dica do Chianti, irei provar...

    Abraço.

    ResponderExcluir