sexta-feira, 27 de abril de 2012

Passeio Enológico por Portugal: Vinhos Memoráveis

Ontem eu e Fernanda fomos para a nossa primeira grande degustação de vinhos: o Passeio Enológico por Portugal. Podemos dizer, sem nenhuma sombra de dúvida, que começamos com o pé direito.

O evento foi organizado pela Adega Alentejana em parceria com o Portal Vinho Club. O evento contou com a participação de 20 produtores das seguintes regiões vitivinículas portuguesas: Bairrada, Douro, Lisboa, Tejo, Alentejo e Vinho Verde.

Degustando com o representante da Adega do Borba:
Nosso primeiro stand da noite. Vinhos de grande qualidade.
Portugal é um país pequeno em área, sendo 100 vezes menor que o Brasil, mas apesar da sua pequena extensão territorial, Portugal tem mais de 80 uvas locais em produção. Ou seja, um país de grande diversidade, variedade e exclusividade na produção de vinhos regionais.

Estavam disponíveis para degustação cerca de 95 diferentes rótulos, entre espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados, além de 5 diferentes azeites.

Degustamos 46 diferentes vinhos. Aos poucos irei postar as impressões sobre os vinhos degustados, alguns deles simplesmente fantásticos, onde posso destacar:
  1. Avó Sabica 2004, um vinho com 8 anos, com 15% de álcool, mas equilibradíssimo e ainda com potencial de guarda. Custa no Brasil, em média, R$ 517,00.
  2. Blog Tiago Cabaço Tinto 2009. Eleito 3º melhor vinho de Portugal em 2011 pela Wine. Considerado o melhor vinho tinto produzido no Alentejo na safra 2009.
  3. Burmester Tawny 20 anos. Um porto simplesmente fantástico, que custa no Brasil, em média, R$ 230,00
  4. Paulo Laureano Selectio Tinta Grossa 2009.
  5. Monte do Pintor Reserva Tinto 2007.
  6. Paulo Laureano Premium Rosé 2010.
O folder do evento dizia: "Os melhores produtores, das melhores regiões, com seus melhores vinhos. Isso sim é viajar de 1a classe". De fato foi uma bela viagem de 1a classe e o que é melhor: a custo de classe executiva.

Tivemos a oportunidade de conhecer e degustar com os enólogos e produtores Paulo Laureano e o jovem Tiago Cabaço. Também pudemos conhecer pessoalmente outros enófilos e blogueiros como o Maykel e Anna do Blog Vinho por 2 e o Agostinho Lopes do Blog Salada a Brasileira e que também assina a bela coluna "Vinhos e Afins" no Blog Restaurante em SP.

Fernanda ao fundo conversando com Helton Silva (Sommelier) e degustando
os belos rótulos da Paulo Laureano Vinus. À direita o próprio Paulo Laureano
apresentando e degustando os seus vinhos com os participantes.
Evento muito bem gerido e com excelentes rótulos. Que venham outros como este. Quem não foi perdeu uma excelente oportunidade de degustar grandes vinhos a um excelente custo versus benefício. Aguardem as impressões sobre os vinhos degustados.

Saúde!!!

4 comentários:

  1. Caros Ewerton e Fernanda, obrigado pela postagem, que proporciona sempre uma "revisita" ao evento e também pela deferência ao meu nome, ao meu blog e à coluna "Vinhos & Afins".

    Sinta-se à vontade para adicionar o meu perfil no Facebook, entre seus amigos, onde poderei divulgar as informações a respeito de nossa confraria e nossos encontros, nos quais gostaríamos de contar com a presença de ambos:

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100001479189384

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Agostinho,

    Primeiramento agradeço a visita a este humilde espaço.

    Foi um prazer conhecer você, visitei seu blog e sua coluna e ambos me agradaram bastante. Não poderia deixar de citá-lo como também seus espaços.

    Obrigado pelo convite para participar da confraria e dos encontros. Nos sentimos honrados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ewerton, nada de novo no espaço?... Cadê as novidades rapaz?

    Juberlan

    ResponderExcluir
  4. Fala macho!

    O último post é sobre o Shiraz que degustamos aqui em casa...

    Hoje é dia de degustar um vinho argentino para comemorar a vitória do Corinthians.

    Abraços.

    ResponderExcluir