segunda-feira, 9 de abril de 2012

Loios Tinto 2010

Na véspera do feriado o vinho escolhido foi um Vinho Regional Alentejano clássico: o Loios Tinto 2010, que custa em portugal cerca de 3 Euros, algo em torno de R$ 7,00.

O rótulo é produzido pela Vinícola João Portugal Ramos que,  em 1990, plantou os primeiros cinco hectares de vinha em Estremoz, onde vive desde 1988, dando início ao seu projecto pessoal.

A primeira vindima realizou-se em 1992 e nos anos que se seguiram o vinho foi elaborado em instalações arrendadas, sendo 1997 o primeiro ano em que foi vinificado nas novas instalações.

A construção da adega em Estremoz, no Monte da Caldeira, iniciou-se em 1997, tendo sido ampliada em 2000. Hoje em dia dispõe de cerca de nove mil metros quadrados de área coberta, encontrando-se dotada de moderna tecnologia de vinificação, sala de engarrafamento e caves com aproximadamente duas mil barricas de carvalho francês, americano e português, utilizadas para o estágio dos vinhos. Na adega do Monte da Caldeira o moderno convive harmoniosamente com a melhor tradição vinícola portuguesa, sendo que parte dos lotes destinados aos tintos mais sofisticados é pisada em lagares.

O Loios é um vinho simples, bom para o dia a dia, de bom custo benefício. Um vinho com um rótulo diferente e bonito com o nome em alto relevo, sua cor é rubi intensa e brilhante, com lágrimas finas, lentas e abundantes. Seu bouquet é muito vivo com a fruta mais evidente, um toque discreto de vegetal e leve pimenta seca. Em boca repete a fruta e a pimenta, de taninos redondos e macios e uma acidez sobressaindo um pouco, nada comprometedor e álcool na medida certa.

O Rótulo

Vinho: Loios
Tipo: Tinto
Casta: Aragonez, Castelão e Trincadeira
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: João Portugal Ramos
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Pescadeiro
Preço médio: R$ 33,00
Temperatura de serviço: 16 graus
Pontuação: 85 pts RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário