quinta-feira, 12 de abril de 2012

Trio Reserva Chardonnay 2009

No domingo de páscoa o clima tórrido na Veneza brasileira pedia algo para refrescar, então abri a adega e retirei um belo rótulo branco chileno: Trio Reserva Chardonnay 2009.

O TRIO é um produto da gigante chilena Concha y Toro, onde cada um dos seus assemblages (que são quatro) reune três variedades, presesentes em diferentes porcentagens para se chegar a mescla final, resultado em vinhos com personalide, onde as variedades que o compõe se completam e expressam um perfeito equilíbrio. Já degustei e comentei aqui no blog o Trio Cabernet Sauvignon: relembre, e o mesmo me agradou muito. O rótulo é de 2008 e tem expectativa de guarda de 5 anos, então estou guardando um exemplar na adega para ver se de fato o vinho irá manter sua qualidade até 2013.

O Trio Chardonnay 2009 é um vinho composto principalmente de Chardonnay (70%) e duas outras variedades em igual porcentagem (15%): Pinot Grigio e Pinot Blanc. 45% da Chardonnay tem passagem de por barricas de carvalho francês e 55% em tanques de aço, por um tempo de 7 meses. Todo o percentual da Pinot Blanc tem passagem por barricas de carvalho francês e já a Pinot Grigio não tem passagem por carvalho.

Visualmente o Trio Chardonnay 2009 mostrou uma cor amarelo clara com tons esverdeadas. Seu bouquet mostrou-se refrescante e intenso, com predominância de frutas cítricas (lima) e sutis aromas minerais e de madeira, bem diferente e agradável. Em boca mostrou uma bela elegância, suavidade e refrescância, com um bom equilíbrio entre fruta e madeira, boa acidez e álcool sem agredir, apesar dos 13,5%, o final de boca mostrou um toque mineral, algo diferente do que usualmente degusto, contudo muito agradável e que deu um toque especial a este rótulo.

Excelente custo versus benefício e igualmente excelente para os dias quentes desse nosso país de clima tropical.


O Rótulo

Vinho: Trio Reserva
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay (70%), Pinot Grigio (15%) e Pinot Blanc (15%)
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle de Casablanca
Produtor: Concha y Toro
Enólogo: Ignacio Recabarren
Graduação: 13,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 10 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário