domingo, 1 de abril de 2012

Gimenez Mendez Alta Reserva Pinot Noir 2010 #CBE

Esta é a 67ª edição da CBE,  e tema do mês foi sugerido por nada mais nada menos que o confrade Gil Mesquita  do blog Vinho para Todos e também o idealizador e fundador da confraria, que disparou: "Vinho tinto do Uruguai, com preço de até R$ 100".

O tema, a primeira vista, parece bem simples, mas foi de grande dificuldade. Meu rótulo foi escolhido aos 45' do segundo tempo, depois de buscar em quatro diferentes estabelecimentos. Em dois não haviam rótulos do Uruguai disponíveis e nos outros dois as opções não foram muitas, pois os rótulos giravam em torno da Tannat e estava em busca de algo diferente, foi então quando vi o Gimenez Mendez Alta Reserva Pinot Noir 2010.

O meu vinho do mês de março da CBE é da vinícula Giménez Méndez, a qual leva o nome do seu fundador e que está localizada na mais pura região da América do Sul. As vinhas e adegas estão localizadas nas regiões de Las Brujas, Montevideo, Los Cerrillos e Grande Canelone, no sul do Uruguai, um território privilegiado para a produção de vinhos finos, onde o solo, clima e uvas parecem ser abençoados.

Segundo o site do produtor na linha Alta Reserva da Gimenez Mendez é possível observar os melhores aromas de cada varietal, tais como o grau de maturação e a riqueza da fruta, só que de uma forma mais complexa entusiasmando e desafiando seu nariz e seu paladar. São vinhos que exibem um corpo generoso, taninos elegantes. É envelhecido em barricas de carvalho francês e americano, mas tendo cuidado especial em manter equilíbrio entre fruto e madeira.

O Gimenez Mendez Alta Reserva Pinot Noir 2010, foi sem sombra de dúvida o melhor exemplar desta varietal que degustei até o momento. Um vinho elegante e surpreendente descrevem bem este rótulo.

O vinho mostrou uma belíssima cor vermelho bordô; lágrimas abundantes, finas e lentas. Um bouquet muito aromático, onde os aromas florais e de frutas silvestres estão bem incorporados com o delicado tostado da madeira, proveniente dos 3 meses de envelhecimento em barricas de carvalho. Em boca repete o floral e a madeira, com taninos sedosos, elegantes e delicados, os quais mostraram-se bem integrados com a acidez e bem equilibrados com o álcool. Além de muita elegância e suavidade o vinho mostrou um agradável final de boca com boa persistência.

Harmonizou muito bem com saborosos tomates recheados com linguiças defumadas ao molho de queijo.

Uma excelente compra! Recomendadíssimo!

O Rótulo

Vinho: Gimenez Mendez Alta Reserva
Tipo: Tinto
Casta: Pinot Noir
Safra: 2010
País: Uruguai
Região: Las Brujas
Produtor: Gimenez Mendez
Graduação: 12%
Onde comprar: Ingá Vinhos Finos
Preço médio: R$ 55,00
Temperatura de serviço: 18 graus

2 comentários:

  1. Ewerton,

    obrigado pela menção ao meu nome.

    Esse post aguçou minha vontade de experimentar os vinhos dessa bodega.

    Saúde!

    Gil Mesquita
    www.vinhoparatodos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil Mesquita,

    Não há o que agradecer, a confraria existe graças a sua idéia de criá-la e sou grato por ter sido aceito na mesma. É verdadeiro aprendizado e a cada mês amplio ainda mais meus horizontes.

    O vinho me agradou sobremaneira e acho que vale a pena degustar. Vou ver ser encontro algum Tannat da vinícula por aqui.

    Saúde!

    Cordial abraço, Ewertom.

    ResponderExcluir