sábado, 31 de março de 2012

Sichel Bordeaux Rouge 2009

Com esse ar de SALVAGUARDA pairando por sobre nossas cabeças ou seria nossos bolsos ainda nos é possível ir ao supermercado e comprarm um Bordeaux jovem e muito saboroso por R$ 35,00, um excelente custo versus benefício. Nas prateleiras próximas, as dos vinhos nacionais, preços assustadores de vinhos de qualidade questionável.

Gostaria de degustar alguns nacionais que me chamam a atenção, mas ficarei apenas na vontate, primeiro porque estou a boicotar os mesmos em decorrência dessa burra tentativa de reserva de mercado e em segundo lugar porque os valores são muito altos. Fico me perguntando porque o produto nacional, em se tratando de vinhos, tem valor superior ao importado, mas agradecendo porque isso não acontece com todos os produtos que consumimos. Os gestores do país e das vinículas, bem como entidades associativas do setor devem buscar a redução dos impostos para o o produto nacional, aí sim o consumo aumenta, a qualidade pode melhorar e o enófilo brasileiro fica mais satisfeito.

Mas, deixando essa politicagem do meio de lado vamos ao que interessa: o agradável Sichel Bordeaux Rouge 2009, degustado na última quarta na casa de Fernanda.

O rótulo mostrou cor vermelho rubi bem viva e brilhante com reflexos violáceos. Seus aromas mostraram-se bem expressivos, ressaltando as frutas vermelhas e um delicado toque de tostado. Em boca  repetiu a fruta e mostrou especiarias (primenta) e um pouco de tostado, proveniente do seu estágio de 6-8 meses em barricas de carvalho. Mostrou ainda taninos redondos e macios e bem equilibrados com a acidez. Final de boca médio-longo e bom corpo. Bom para beber como aperetivo ou acompanhado pois mostra-se bem gastronômico. Acompanhou bem bruschettas feitas por Fernanda.

Reitero que o vinho tem excelente custo versus benefícios e cai bem nesses dias em que empresas brasileiras tentam "surripiar" o bolso dos enófilos do país.

O Rótulo

Vinho: Sichel Bordeaux
Tipo: Tinto
Casta: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Safra: 2009
País: França
Região: Bordeaux
Produtor: Maison Sichel
Graduação: 12%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 18 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário