sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Último review de Jay Miller tem vinho de 99 pontos na Argentina

Jay Miller - avaliador que trabalhou para o site Wine Advocate, do famoso crítico de vinhos Robert Parker - divulgou seu último "report" sobre os vinhos da Argentina antes de se afastar completamente do site. Nesse último review, Miller, que também era responsável pela avaliação dos vinhos da Espanha, deu uma nota 99, repetindo a pontuação mais alta em mais de cinco anos de avaliações, e cinco 98 para os argentinos.


O crítico, que foi afastado devido a denúncias de favorecer alguns produtores espanhóis, escreveu: "Este é meu último relatório para a Argentina para a Wine Advocate, já que decidi voltar a prestar consultoria para minha antiga loja de vinhos". Em seguida, acrescentou: "Nos últimos cinco anos, a região argentina passou por transformações dramáticas. Quando fiz minha primeira avaliação em 2007, avaliei mais vinhos argentinos do que em todos os 28 anos no qual trabalhei para essa publicação. Agora, a Argentina, segundo as últimas estatísticas, é um dos top 3 no mercado americano, junto com Espanha e Chile".

"Baseado no que ouvi e observei, as coisas estão boas para os argentinos. O mercado americano não está saturado. Enquanto a economia melhora gradualmente, a Argentina pode esperar que seus vinhos mais caros (acima de US$ 20) vão ganhar em vendas gradualmente e seus vinhos de bom custo-benefícios continuarão imbatíveis", completou.

O vinho que recebeu 99 pontos foi o Achaval Ferrer Finca Altamira La Consulta 2009. Essa é a maior pontuação já recebida por um vinho argentino, igualando a marca do Viña Cobos Malbec Marchiori Vineyard 2006, que teve esta nota em 2009. Os 98 pontos foram Achaval Ferrer Finca Bella Vista 2009, Achaval Ferrer Tempous 2008, Viña Cobos Malbec Marchiori Vineyard 2009 e Nicolas Catena Zapata 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário