quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Los Vascos Cabernet Sauvignon 2009

Esse possivelmente foi último vinho que degustei antes do Natal. Um Cabernet Sauvignon de uma das vinícula chilena fundada no  fim da década de 80: a Viña Los Vascos, que foi "criada" exclusivamente para a exportação de vinhos finos. Porém, como propriedade vinícola, existe há mais de 200 anos, sendo uma das propriedades mais tradicionais e antigas do Chile.

Em 1988 Gilbert Rokvam, que na época era Diretor Técnico do Chateau Lafite, viajou ao Chile com a incumbência de encontrar um lugar para criar um vinho com as melhores características de qualidade. Depois de visitar mais de 30 propriedades diferentes em todo o país, a prestigiada marca francesa se associou com a família Eyzaguirre, com a intenção de criar o melhor vinho que aquela terra pudesse produzir: Um vinho chileno, mas com toque francês.
 
Los Vascos Cabernet Sauvignon é um vinho produzido pela Domaines Barons de Rothschild, a mesma do Chateau Lafite. Trata-se de um vinho tipicamente bordalês.
 
Um vinho de cor rubi intensa, com halo violáceo-púrpura, com lágrimas finas e rápidas, mostrando o álcool. Seus aromas mostrans-e com notas frutadas (pricipalmente ameixas maduras), de especiarias (pimenta-do-reino), menta e chocolate. Em boca mostra taninos redondos com acidez e álcool bem equilibrados. A madeira é bem evidente e mostra um final de boca persistente.
 
Degustei sem acompanhamento, mas deve cair muito bem como uma carne vermelha e gorda.
 
O Rótulo

Vinho: Los Vascos
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle del Colchagua
Produtor: Viña Los Vascos - Domaines Baron de Rothschild (Latife)
Graduação: 14%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 30,00
Temperatura de serviço: 17º - 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário