sexta-feira, 17 de julho de 2015

Blog ganha 30 posições na pesquisa quem é quem e se consolida entre os mais lidos do país

Desde 2010, o EnoEventos publica, anualmente, a análise do tráfego obtido pelas páginas brasileiras de vinhos. Para obter um bom resultado comparativo, as páginas são divididas em 5 categorias, analisadas separadamente: Vinícolas, Importadoras, Sites e blogs, Organizações e associações e Lojas virtuais.

Os dados que alimentam este estudo são coletados no Alexa - The Web Information Company, uma página americana, pertencente ao grupo Amazon.com, especializado na análise do tráfego da Internet. A base de dados deles é impressionante, com a classificação de milhões de páginas residentes em mais de 125 países.

Para classificar um site, a empresa utiliza o movimento dos últimos 3 meses (considerando visitas e páginas acessadas) a partir de uma fórmula não revelada. Cada um dos sites classificados recebe uma posição que varia de 1 - lugar que, sem surpresas, é ocupado pelo Google - crescendo sequencialmente até o último site classificado. Portanto, quanto menor a colocação obtida, mais movimento o site recebe.

 
A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 326 sites, com a seguinte distribuição por categoria.
 
Os sites de vinhos mais visitados
 
  • 81 vinícolas
  • 81 importadores
  • 92 sites e blogs
  • 32 organizações e associações
  • 40 lojas virtuais

  • Os leitores irão notar que, ao final de cada tabela de classificação, existem diversos endereços que não foram classificados. Isso significa que o movimento de visitas que chegam a essas páginas é tão pequeno que o Alexa não teve como determinar uma posição para eles. É o pior dos mundos para uma página Internet.
     
    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas no dia 16/07/2015.
     
    Criei o blog em 2011 e desde 2012 somos classificados na pesquisa. Em 2015 o Vinhos de Minha Vida ficou com a 31ª posição, a melhor desde que comecei a publicar e, além disso, subiu 30 posições em relação ao ano de 2014, o que representa uma consolidação do blog no mundo do vinho no Brasil.
      
     
    Confira a pesquinsa completa clicando aqui.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário