segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Paulo Laureano Clássico Tinto 2009

Os alentejanos têm espaço para viver e são felizes na sua terra. Estes fatores contribuem para que a emigração seja muito pequena, o que explica porque o Alentejo é pouco conhecido no exterior. Portugal foi conquistado do Norte para o Sul. Quando os conquistadores ultrapassaram o maior rio português, o Tejo, que deságua em Lisboa, disseram “Além do Tejo” e assim se originou a palavra Alentejo. O Alentejo é a região mais pobre economicamente de Portugal. Representa 30% da área, mas tem apenas 5% da população do país. As atividades básicas são a agricultura e o turismo.

O Alentejo é o maior produtor mundial de cortiça, matéria-prima da melhor vedação das garrafas de vinho: a rolha. O sobreiro, a árvore que produz a cortiça, é uma metáfora do “tempo” e da “tradição” alentejanos: lentamente, por nove anos, a cortiça envolve o seu tronco até ser extraída. Assim é no Alentejo: tudo se faz sem pressa. Uma grande virtude quando se trata de produzir bons vinhos!

O Paulo Laureano Clássico Tinto 2009, apesar de ser um vinho de entrada, é um vinho muito agradável, sobretudo pelos seus aromas.

O vinho mostrou cor rubi intensa e halo violáceo, de lágrimas abundantes e lentas, um espetáculo a parte. Seus aromas mostraram-sem em um bouquet tão diverso e maravilhoso que impressionaram, podendo lembrar-me aromas da infância como o do jamelão e o do jambo, com pequenas notas de morango e chocolate, tudo muito equilibrado. Em boca, mostrou-se fresco, com taninos macios e sedosos, boa acidez e fanal longo.

Degustei esse belo rótulo na companhia do amigo Juberlam e do meu pai e harmonizamos com lazanha de presunto e queijo ao molho sugo.

Indicadíssimo!

O Rótulo

Vinho: Paulo Laureano Clássico
Tipo: Tinto
Castas: Aragonez, Trincadeira
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Paulo Laureano Vinus
Enólogo: Paulo Laureano
Graduação: 13,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 28,00
Temperatura de serviço: 16º



Post Scriptum:

A Paulo Laureano Vinus é um projeto familiar que teve início em 1999, com uma pequena vinha junto a Évora (Vinea Maria’s) e que assume um maior impacto a partir de 2006 com a aquisição de 75 hectares de vinhedos na emblemática região alentejana da Vidigueira, num “terroir” muito especial, capaz de dar uma maior identidade e personalidade aos vinhos.

A vinícola passou a ter sede na Vidigueira, onde são produzidos todos os vinhos alentejanos da Paulo Laureano Vinus. O sucesso da marca Paulo Laureano, estruturada nos vinhos Paulo Laureano Clássico, Paulo Laureano Premium e Paulo Laureano Reserve, levou a esta ampliação da área dos vinhedos, onde as castas portuguesas são uma marca de diferenciação. O encepamento privilegia exclusivamente as castas portuguesas, com destaque para as uvas brancas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz, esta ultima um verdadeiro “ex-libris” desta região e para as tintas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Tinta Grossa, uma verdadeira raridade do patrimonio vitícola alentejano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário