sábado, 8 de outubro de 2011

Brazilio Syrah-Cabernet Sauvignon 2007

Não é todo dia que podemos degustar um vinho produzido exclusivamente para o mercado externo.

Pois é, fui a casa do Confrade Juberlan e lá degustamos o Brazilio Syrah-Cabernet Sauvgnon 2007, um vinho produzido no Vale do São Francisco, pela vivícola Vini Brasil.

Todo o desenrolar teve seu início pelo formato adquiro pela rolha após a abertura do vinho, pois esta  mostrou-se como um bambu (dilatada nas extremidades). Aliado a isso o Brazilio é um vinho para ser bebido jovem e essa garrafa é da safra de 2007; temos então 4 anos, o que já nos fez ligar o sinal de alerta.

O vinho apresentou cor vermelho tijolo/telha, mostrando que o vinho estava envelhecido; lágrimas abundandes. Apresentou um bouquet com predominância de frutas vermelhas e um pouco de tostado, nada complexo. Em boca apresentou sabor de frutas vermelhas, como ameixa, o álcool equilibrado, com taninos de adistringência exarcebada, travando em boca ao final e que foi piorando com o tempo. Apresentaou ainda certos resíduos percebidos também ao final.

O vinho agradou um pouco no início, mas depois teve uma decaida deixando uma má impressão. Mas, como é um vinho jovem vale a pena degustar uma garrafa de safra recente para poder realizar uma avaliação mais fiel. Porém uma coisa é certa, os vinhos do Vale do São Francisco mostram-se em sua maioria muito encorpados, com muita madeira em boca, uma caracteística que não me agrada muito, mas que se bem equilibrado, como no Paralelo 8 Premium, pode ser uma grata surpresa.

O Rótulo

Vinho: Brazilio
Tipo: Tinto
Castas: Syrah e Cabernet Saouvignon
Safra: 2007
País: Brasil
Região: Vale do São Francisco
Produtor: Vini Brasil e Dão Sul
Graduação: 13%
Onde comprar: Na vínicola com um QI
Temperatura de serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário