sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Grandes Pintores e o Vinho - Número 4



Um Bar no Folies-Bergère (fr: Un bar aux Folies-Bergère) é um óleo sobre tela de pintado por Édouard Manet e exibido no Salão de Paris em 1882. Foi sua última grande obra.

O bar retrata uma cena do café-concerto Folies-Bèrgere, em Paris.

A cena, ao contrário do que aparenta, não foi pintada no Folies-Bergère, mas sim inteiramente criada em seu atelier. A jovem que serviu de modelo, Suzon, no entanto era realmente empregada do célebre café-concerto.

Os numerosos elementos presentes sobre o balcão do bar, garrafas de bebidas (em sua maioria Champagne), flores, frutas, formam uma evolução piramidal, encontrando o cume, não por acaso, nas flores que ornam o colo da servente.

Mas o aspecto que mais retém atenção dos críticos é o reflexo de Suzon no espelho. Suas costas não parecem revelar uma imagem exata da cena, tanto no que concerne à sua postura, tanto como a presença de um homem em sua frente, tão próximo que deveria ter tampado a visão do observador. É difícil concluir se esta anomalia é fruto da vontade do artista ou um simples erro de apreciação. Huysmans, escritor e crítico de arte francês, descreveu com deleite a maneira como o quadro "surpreende os que o observam, que trocam observações desorientadas sobre a visão desta tela".

O quadro possui a assinatura de Manet no rótulo da garrafa vermelha, no canto inferior esquerdo da tela.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário