quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vinhos da Serra Catarinense buscam melhor qualidade

Um dos diferenciais dos vinhos produzidos na Serra Catarinense é a aposta na qualidade. Segundo Acari Amorim, presidente da associação Vinhos de Altitude, vários deles já foram premiados em concursos nacionais e internacionais.
 
"Não queremos competir em quantidade. Nosso objetivo é alcançar vinhos de alta qualidade" — diz Amorim.
 
 
Ele cita como exemplo disso uma das cláusulas estatutárias da associação, que proíbe a adição de açúcar no mosto (etapa pré-fermentação) para correção de sabor em época de colheitas ruins. A medida, segundo ele, garante a produção de vinhos de qualidade superior, pois são utilizadas apenas uvas com alto grau natural de açúcar.
 
Outro ponto que garante a qualidade do produto é a altitude. Para entrar na associação, é necessário que o produtor utilize espaldeiras, que garantem presença abundante da luz solar para a fruta, e os parreirais precisam estar a  uma altitude mínima de 900 metros acima do nível do mar.
 
— Isso garante uma grande amplitude térmica ao longo do dia, o que propicia uma alta concentração de compostos fenólicos, que dão a cor ao vinho, e aromáticos, responsáveis pelo cheiro — explica o enólogo Leonardo Ferrari.
 
Para a safra de 2016, a expectativa é de um vinho de qualidade ainda melhor que nos anos anteriores. De acordo com Amorim, uma geada tardia, nos dias 11 e 12 de setembro, trouxe perdas de até 30% em alguns tipos de uva. As que restaram, no entanto, apresentam altos índices de açúcar natural.
 
— Ocorreu uma espécie de seleção natural. As uvas que resistiram à geada ficaram com uma qualidade acima da média. E também tivemos um período seco em janeiro, que foi muito para a planta — diz.

Fonte: DC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário