quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Salton Évidence Natural Brut #cbe #winebar

A correria está tão grande que por pouco não ficamos sem tema na Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, mas aos 45min do 2° tempo a confreira Alessandra Esteves deu a ideia de bebermos um Espumante, que foi acatada pelos demais confrades que estavam ávidos por um tema.

Um belo tema para esta primavera com cara de um potente verão. Não nego que se pudesse beberia um espumante por dia para aplacar esse calor e alegrar os dias, os quais tem sido tão cheio de más notícias.

Para o tema do mês escolhi o Salton Évidence Natural Brut que foi degustado ontem no WINEBAR, um espumante que foi recentemente lançado no mercado com uma repaginação tanto no rótulo quanto no tempo de segunda fermentação em garrafa, o qual passou de 12 meses para 24 meses.

O Vinho é proveniente de mosto flor extraído em prensas  pneumáticas, e fermentado a baixa temperatura com fermentos selecionados. 20% deste mosto foi fermentado e mantido com suas  leveduras em barricas de carvalho francês por um período de 6 meses.  Os vinhos foram elaborados separadamente e assim conservados. Antes da  tomada de espuma foi realizado o corte observando-se seu aroma, estrutura  para o envelhecimento e harmonia do sabor. Tomada de Espuma: Refermentado na garrafa (Método Champenoise) a uma temperatura de 10°C e permanência com suas leveduras (lisis) por um período de 24 meses.

Na  taça apresentou cor amarelo para com reflexos dourados, formação de espuma em média intensidade e perlage fina de média duração.

No nariz o espumante mostrou aromas de frutas cítricas e  flores brancas,   pão torrado, mel, baunilha e fermento.

Em boca o vinho mostrou corpo médio com boa cremosidade e acidez refrescante, mas sem perder o caráter mais sério conferido pelo tempo de fermentação em garrafa. Final de boca seco, cremoso e com repetição das notas olfativas.

O espumante fez um Casal Perfeito com um delicioso risoto de camarão preparado por minha personal chefe.


O Rótulo

Vinho: Salton Évidence Natural Brut
Tipo: Espumante
Castas: Pinot Noir 30% e Chardonnay 70%
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Graduação: 12%
Enólogo: Lucindo Copat
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 57,50
Temperatura de serviço: 6° a 8°


Notas:

1. O vinho foi enviado pela Vinícola Salton em ocasião do WINEBAR com os lançamentos da Vinícola Salton em 2015.

Um comentário: